Coração do imperador Dom Pedro I chega ao Brasil para exposição

BrasilBicentenário da Independência

Coração do imperador Dom Pedro I chega ao Brasil para exposição

A relíquia está conservada no formol há 187 anos 

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na base aérea de Brasília, nesta segunda-feira (22), trazendo pela primeira vez o coração do imperador Dom Pedro I ao Brasil. A aeronave, do Grupo de Transporte Especial (GTE), partiu da cidade de Porto, em Portugal, na noite de domingo (21).

A relíquia está conservada no formol há 187 anos. Essa é a primeira vez que o órgão deixa o país onde o monarca nasceu. O evento se dá por conta das comemorações aos 200 anos da Independência do Brasil.

Uma cerimônia será realizada no Palácio do Planalto nesta terça-feira (23) para o recebimento do material. Após isso, o coração de Dom Pedro ficará exposto no Palácio do Itamaraty até 5 de setembro.

Autoridades portuguesas e um representante do governo brasileiro acompanharam o transporte aéreo do órgão, que foi recebido na base aérea com honrarias. O traslado até o Itamaraty aconteceu em operação "silenciosa".

Segundo reportou o G1, o valor gasto para trazer o coração não foi divulgado pelo Planalto. As tratativas para a realização do ato começaram em fevereiro deste ano. O retorno para Portugal está marcado para 8 de setembro. 

Com informações do Bahia Notícias.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/