Eclipse total do sol acontece nesta segunda, 8, com transmissão pelo YouTube

BrasilSaiba mais

Eclipse total do sol acontece nesta segunda, 8, com transmissão pelo YouTube

Um eclipse total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol

Crédito: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O eclipse solar total de 2024 ocorrerá nesta segunda-feira (8). Este fenômeno astronômico será visível nos três países da América do Norte - Canadá, Estados Unidos e México. Além disso, poderá ser observado de forma parcial em quase toda a América Central e em uma faixa da Europa Ocidental. Infelizmente, o Brasil ficará de fora desta vez, pois a América do Sul não está na trajetória do eclipse.

Um eclipse total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta. De acordo com o site especializado em horários, fusos horários e astronomia Time and Date, o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o máximo às 15h17 e terminará às 17h52, no horário do Brasil. Os melhores lugares do mundo para vê-lo serão no norte do México, no Texas, no sul dos EUA e o leste do Canadá.

Para que os brasileiros possam acompanhar as fases do fenômeno desta segunda-feira (8), o Observatório Nacional (ON), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará uma transmissão ao vivo a partir de 12h30, pelo seu canal no YouTube.

A previsão é que a transmissão em tempo real mostre todas as fases parciais do espetáculo da natureza até o alinhamento total da Lua, da Terra e do Sol, mas dependerá apenas das condições climáticas, em cada localidade. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/