Em 28ª edição, Grito dos Excluídos questiona Independência do Brasil

BrasilManifestação

Em 28ª edição, Grito dos Excluídos questiona Independência do Brasil

Protesto acontece em todo o país

Crédito: Divulgação

O Grito dos Excluídos, tradicional ato construído por comitês religiosos, movimentos populares, sindicatos e organizações civis, irá participar, mais uma vez, das comemorações do dia 7 de setembro, Independência do Brasil. Na 28ª edição do protesto, o grupo, que tem como tema permanente "Vida em primeiro lugar!", este ano aborda o lema "BRASIL: 200 anos de (In)dependência. Para quem?".

Em Salvador, o Grito dos Excluídos mantém o ponto de encontro em frente ao Teatro Castro Alves, no Campo Grande, em uma concentração que inicia às 8h30. Por volta das 9h terá início a caminhada até a Praça Castro Alves. Durante todo percurso, serão refletidos sete eixos, em quatro paradas, que serão no Campo Grande, Praça da Piedade, Mosteiro de São Bento e Praça Castro Alves.

Participam deste momento as diversas pastorais sociais, grupos, entidades e movimentos, como: Pastoral do Menor, Pastoral da Saúde, Pastoral Povo de Rua, Pastoral da Juventude, Pastoral da Sobriedade, Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD), Projeto Força Feminina, Rede Um Grito pela Vida, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Conferência dos Religiosos da Bahia (CRB), Cáritas, Direitos Humanos, Levante Popular da Juventude, Sindicatos, Movimentos Populares, entre outros.

Segundo o movimento, o ato, que acontece em todo o país, tem como objetivo denunciar a estrutura agressiva e excludente da sociedade que gera a violência, o massacre e a perda dos direitos dos trabalhadores, bem como o fim de privilégios para poucos, o que se caracteriza como uma grande violência institucional.

A manifestação ocorre todos os anos na mesma data em contraponto ao Grito da Independência, questionando os padrões de independência do povo brasileiro e promovendo uma reflexão sobre a necessidade de construção de um Brasil mais justo e igualitário para as pessoas.

O Grito dos Excluídos ocorre no Brasil desde 1995, e surgiu a partir da 2ª Semana Social Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A primeira edição teve como tema "A vida em primeiro lugar" e ocorreu em 170 localidades diferentes.

Desde 1996, o Grito foi assumido pela CNBB, sendo aprovado em sua Assembleia Geral como parte do Projeto Rumo ao Novo Milênio (PRNM), e a cada ano agrega novos participantes.

SERVIÇO:

O QUÊ: 28ª edição do Grito dos Excluídos

QUEM: Arquidiocese de Salvador, através da Ação Social Arquidiocesana (ASA)

QUANDO: 7 de setembro

ONDE: Concentração às 8h30, no Campo Grande 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/