Entidades alertam ONU sobre ataques aos direitos humanos no Brasil

BrasilSaiba mais

Entidades alertam ONU sobre ataques aos direitos humanos no Brasil

Foco da denúncia se refere ao uso de táticas para minar sistema democrático e processo eleitoral 

Crédito: Divulgação

Com o objetivo de alertar a Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a situação dos direitos humanos no Brasil, entidades brasileiras e internacionais enviaram um informe à instituição. O foco do documento se refere ao uso por parte do governo de Jair Bolsonaro (PL) de táticas para minar o sistema democrático e o processo eleitoral.

Segundo os grupos, "a difusão de conteúdos desinformativos têm se direcionado ao ataque às instituições democráticas, buscando comprometer a confiança da população no pleito eleitoral".

De acordo com a coluna de Jamil Chade, do portal Uol, no final do ano, o Brasil será submetido a uma sabatina na ONU. Como ocorre a cada quatro anos, governos precisam passar pela Revisão Periódica Universal, um mecanismo criado para examinar a situação de direitos humanos em cada um dos países.

O alerta para a ONU ocorre num momento em que o presidente Jair Bolsonaro faz ameaças sobre a eleição, questiona as urnas eletrônicas e sinaliza para seus apoiadores que uma fraude seria possível. Tais ocorrências foram capazes de gerar alertas por parte da CIA (agência de investigação norte-americana), enquanto organismos internacionais não escondem que estão preocupados com a eleição no Brasil para a estabilidade da região.

De acordo com as entidades que apresentam a denúncia, as ameaças atingem de forma ainda mais profunda as minorias.

"A violência política online e a desinformação também afeta candidatos e candidatas e pessoas eleitas e – em uma sociedade marcada pelo racismo, homofobia e transfobia – é ainda mais intensa no caso de integrantes de grupos historicamente vulnerabilizados", alertam.

Segundo eles, um levantamento da TretAqui.org mostrou que o machismo, ódio ideológico, racismo e LGBTfobia foram os principais temas de ataques contra candidaturas no primeiro turno das eleições de 2020.

Outras denúncias

No texto, as entidades ainda apontam o risco de criminalização de pesquisadores e ativistas de segurança da informação, além de denunciar os processos administrativos para a aquisição de tecnologias de espionagem como a Harpia, Pegasus e DarkMatter.

O grupo de entidades também alerta para a ausência de apuração da crescente onda de crimes cibernéticos relacionados principalmente ao racismo, homofobia, violência política e preconceitos em geral no Brasil. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/