Gleisi Hoffman aciona Caixa e INSS para liberação do FGTS para vítimas de tornado no Paraná

BrasilTornado

Gleisi Hoffman aciona Caixa e INSS para liberação do FGTS para vítimas de tornado no Paraná

 Ação emergencial inclui FGTS, INSS e criação de abrigos temporários

 A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou neste sábado (8) que o governo acionou a Caixa Econômica Federal para acelerar a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a trabalhadores atingidos pelo tornado que devastou o Paraná na sexta-feira (7).

Ela informou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também foi acionado para auxiliar beneficiários e conceder novos auxílios. O FGTS, por meio do Saque Calamidade, já permite o resgate parcial do fundo em locais com calamidade reconhecida pelo governo federal.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O tornado, com ventos de até 250 km/h e classificado como F3 pelo Simepar, destruiu cerca de 90% da estrutura urbana de Rio Bonito do Iguaçu. Gleisi afirmou que os governos federal, estadual e municipal estão coordenando ações para reconstrução de casas, escolas e unidades de saúde.

A tragédia deixou seis mortos, cinco em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava. Mais de 750 feridos foram atendidos e cerca de mil pessoas ficaram desalojadas, além de 28 desabrigadas. Um abrigo foi instalado em Laranjeiras do Sul e estruturas emergenciais foram montadas para triagem, alimentação e atendimento a idosos.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 09 Novembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/