Hospital usa embalagem de bolo como máscara de oxigênio em bebê que esperava UTI

Brasilembalagem de bolo

Hospital usa embalagem de bolo como máscara de oxigênio em bebê que esperava UTI

O hospital usou a embalagem de bolo como máscara de oxigênio em virtude da falta de recursos 

Foto: Reprodução/Redes sociais

A equipe médica do Hospital Municipal de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, precisou fazer um improviso para salvar a vida de um bebê internado em estado grave na UTI. Foi utilizada uma embalagem de bolo como máscara de oxigênio em um bebê de 3 meses, que está com suspeita de bronquiolite. A Secretaria de Saúde de Santa Cruz confirmou a informação nesta terça-feira (11).

"São alguns improvisos que a gente precisa fazer", disse Francisco Júnior, médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que participou da transferência. "Realmente, ajudou bastante o rapazinho a voltar a respirar bem, a ter uma boa penetração de oxigênio no pulmão. Foi fundamental para ajudar na recuperação dele."

Versão do hospital – A unidade de saúde revelou que o bebê, de apenas 30 meses e 20 dias, foi internado no sábado 8. Ele apresentava sintomas graves de desconforto respiratório, congestão nasal, febre, rinorreia, vômitos e diarreia. A equipe médica decidiu medicá-lo enquanto procurava uma vaga em uma UTI pediátrica.

O Hospital Municipal de Santa Cruz não é referência em urgência materno-infantil. A médica plantonista improvisou um leito semi-intensivo, usando a embalagem de bolo, para garantir o atendimento ao bebê.
O estado de saúde do bebê

O bebê estava "clinicamente grave, mantendo quadro de desconforto respiratório e taquidispineia". A situação exigiu medidas improvisadas até que a transferência para uma unidade adequada pudesse ser realizada. O hospital usou a embalagem de bolo como máscara de oxigênio em virtude da falta de recursos. A criança foi estabilizada com essa medida. 

Fonte: Bahia.Ba

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/