Ipsos/Ipec: 49% dos brasileiros defendem retaliação ao tarifaço de Trump
68% dos entrevistados também defendem que o Brasil priorize acordos com outros parceiros, como China e União Europeia
sa49% dos brasileiros defendem que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve responde com tarifas altas aos produtos dos Estados Unidos, em um movimento de retaliação à taxa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump às exportações brasileiras, é o que aponta a pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta terça-feira (12). Outros 43% são contrários à medida.
De acordo com o levantamento, entre os que apoiam a retaliação, 33% concordam totalmente e 16% em parte. Entre os contrários, 30% discordam totalmente e 13% em parte. O apoio à retaliação é maior entre eleitores do presidente Lula (61%), moradores do Norte e Centro-Oeste (58%) e jovens de 16 a 24 anos (55%).
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Já a oposição à medida concentra-se entre eleitores de Jair Bolsonaro (56%), moradores do Sul (52%) e evangélicos (50%).
68% dos entrevistados também defendem que o Brasil priorize acordos com outros parceiros, como China e União Europeia. No entanto, 60% avaliam que o embate com os EUA pode deixar o país mais isolado no cenário internacional, contra 32% que não veem esse risco.
A pesquisa aponta ainda que 75% dos brasileiros veem o tarifaço como uma ação política, enquanto 12% consideram ser questão apenas comercial, e 5% avaliam se tratar de uma medida com ambas as motivações. A percepção de cunho político é mais alta entre pessoas de 45 a 59 anos (80%) e moradores do Nordeste e Sudeste (77%).
Já sobre a imagem dos Estados Unidos no Brasil em meio à crise política entre os dois países, a pesquisa indica um claro desgaste, com 38% da população afirmando que sua percepção sobre a nação comandada por Donald Trump piorou após a taxação. 6% dizem que melhorou e 51% não notaram mudança.
O levantamento foi feito entre 1º e 5 de agosto, antes da entrada em vigor do tarifaço, e ouviu 2 mil pessoas em 132 cidades, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. As informações são do portal InfoMoney.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.