Maioria dos brasileiros considera justa prisão de Jair Bolsonaro, diz pesquisa

BrasilJusta prisão

Maioria dos brasileiros considera justa prisão de Jair Bolsonaro, diz pesquisa

Levantamento também aponta que o ex-presidente saiu politicamente enfraquecido após o episódio 

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (1º) pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, aponta que a maioria dos brasileiros considera justa a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e avalia que ele saiu politicamente enfraquecido após o episódio.

Segundo o levantamento, realizado no fim de dezembro de 2025 com 2.004 entrevistados em todo o país, 52% acreditam que Bolsonaro foi preso por atos praticados por ele próprio ou por familiares, enquanto apenas 21% veem a prisão como resultado de perseguição política do STF ou do ministro Alexandre de Moraes.

Entre os que atribuem a responsabilidade ao ex-presidente, 32% citam a violação da tornozeleira eletrônica e 16% apontam risco de fuga para o exterior. Apenas 4% relacionam a prisão a ações de aliados, como a vigília organizada por Flávio Bolsonaro.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

O estudo mostra ainda que 51% dos brasileiros afirmam que Bolsonaro "merece estar preso" — índice que sobe para 91% entre eleitores petistas e cai para 4% entre bolsonaristas. Já 56% do total avaliam que o ex-presidente ficou politicamente mais fraco após a prisão.

Mesmo entre apoiadores de Bolsonaro, há divisão: 18% admitem que a prisão ocorreu por violação da tornozeleira, enquanto 52% seguem defendendo a tese de perseguição judicial. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 02 Janeiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/