Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF nesta quinta, 3

BrasilSTF-Posse

Cristiano Zanin toma posse como ministro do STF nesta quinta, 3

A cerimônia de posse começa às 16h e deve contar com a presença do presidente

Crédito: Pedro França/Agência Senado

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado, Cristiano Zanin toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (3). Assumirá, aos 47 anos, a 11ª vaga da Corte, podendo ficar quase três décadas no cargo, até 2050, quando completará 75 anos.

Ex-defensor de Lula na Lava Jato, Zanin foi aprovado pelo Senado Federal em 21 de junho para ocupar a cadeira deixada pelo ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

O STF, conforme o Metrópoles, instalou estruturas metálicas e detectores de metais para a cerimônia de posse, marcada para ocorrer a partir das 16h desta quinta-feira. A expectativa é que aproximadamente 350 pessoas participem do ato no plenário da Corte.

Entre os convidado, estão ministros em exercício e aposentados, autoridades de praxe, como os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ainda estarão no plenário da Corte presidentes de tribunais superiores e convidados pessoais do novo ministro.

A presidente do STF, Rosa Weber, abrirá a sessão. Em seguida, haverá execução do Hino Nacional brasileiro. O ministro mais antigo da Corte, Gilmar Mendes, e o mais novo, André Mendonça, conduzirão Zanin ao plenário.

Em seguida, Cristiano Zanin fará o juramento de cumprir a Constituição Federal, pois o Supremo é o guardião desta. O Termo de Posse é lido pelo diretor-geral. A presidente do STF e o ministro empossado assinam o documento.

Cumprida essa etapa, ele terá a posse declarada por Rosa Weber, e receberá as boas-vindas à Corte. Logo depois, a cerimônia é encerrada. A previsão é que o rito dure cerca de 15 minutos.

Com a posse de Zanin, o STF volta a ter sua composição completa, de 11 ministros. O magistrado integrará a 1ª Turma da Corte, composta por Luís Roberto Barroso (presidente), Cármen Lúcia, Luiz Fux e Alexandre de Moraes.

Na terça-feira (1), o ministro Gilmar Mendes, decano do STF, recebeu Cristiano Zanin, o presidente e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, para um jantar. O encontro foi realizado na casa do magistrado, no Lago Sul, região nobre de Brasília. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 14 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/