Falha no ConecteSUS impede visualização de certificado de vacina contra Covid-19

Ciência e TecnologiaSaúde

Falha no ConecteSUS impede visualização de certificado de vacina contra Covid-19

O ConecteSUS é a plataforma do Ministério da Saúde

Crédito: Divulgação

Uma falha no ConecteSUS está impedindo que as pessoas visualizem e, consequentemente, apresentem o comprovante de vacinação de Covid-19. O problema ocorre tanto no aplicativo quanto na versão desktop do programa.

O ConecteSUS é a plataforma do Ministério da Saúde usada para que as pessoas tenham acesso ao seu comprovante de vacinação contra a doença, quando a imunização está completa.

Ao tentar acessar o certificado, a mensagem apresentada, mesmo para os totalmente imunizados (inclusive com doses de reforço), é: "O Certificado de Vacina da Covid-19 não pode ser emitido pois o ciclo vacinal não está completo".

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde, que afirmou que "o aplicativo ConecteSUS está funcionando normalmente e reforça a orientação para que todos os postos de vacinação façam o registro das aplicações das vacinas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS)".

Apesar da afirmação, o aplicativo continuava a funcionar no momento da resposta do Ministério da Saúde.

O ministério afirma também que depois 72h do envio dos registros para a rede nacional os dados da imunização já estarão disponíveis. "A pasta orienta ao cidadão que não tiver seu registro disponível no aplicativo em até 10 dias após a data da sua vacinação, ou que o registro apresente informações incorretas, que procure o local de vacinação ou a secretaria de saúde de sua região para solicitar o registro ou correção de seus dados à rede nacional", diz, em nota, a Pasta.

Apesar de a plataforma apresentar esse problema, há outras formas de conseguir o certificado. O próprio ConecteSUS, por exemplo, oferece a opção de salvar o documento no celular.

Na cidade de São Paulo, a plataforma e-saúdeSP também emite um certificado de vacinação contra a Covid-19.

Na cidade do Rio de Janeiro, da mesma forma, é possível emissão de certificado pela plataforma minhasaude.rio. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/