Telescópio espacial encontra algo estranho em atmosfera de exoplaneta

Ciência e TecnologiaSaiba mais

Telescópio espacial encontra algo estranho em atmosfera de exoplaneta

Um material estranho e inédito na atmosfera do planeta semelhante a Júpiter foi localizado

Crédito: NASA

O telescópio espacial James Webb da NASA detectou nanocristais de quartzo na atmosfera de um distante exoplaneta semelhante a Júpiter, conhecido por WASP-17 b. Essa descoberta é inédita no campo de pesquisa de exoplanetas, acrescentando mais uma camada de mistério às características já únicas do WASP-17 b.

O exoplaneta WASP-17 b, um dos maiores descobertos até hoje, fica a 1.300 anos-luz da Terra, na constelação de Scorpius. Nós o encontramos pela primeira vez em agosto de 2009.

O que torna o WASP-17 b verdadeiramente único é a sua órbita retrógrada. Ao contrário da maioria dos planetas, ele se move na direção oposta à rotação de sua estrela próxima. Isso desafiou nossas teorias existentes de como os planetas se formam.

Além disso, o WASP-17 b tem um período orbital curto, de menos de quatro dias terrestres. Isso o torna um alvo perfeito para técnicas de espectroscopia de transmissão. Essas técnicas nos permitem medir como a luz das estrelas é espalhada e filtrada pela atmosfera do exoplaneta.

Os pesquisadores fizeram uma nova descoberta sobre o WASP-17 b usando o Telescópio Webb. Pela primeira vez, eles identificaram partículas de sílica na atmosfera de um planeta distante. Mais especificamente, eles encontraram nanocristais de quartzo. Essa descoberta acrescenta outro nível de complexidade aos mistérios que cercam o WASP-17 b.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 22 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/