Bahia tem maior número de candidatos aptos do Nordeste no Concurso Unificado

Concurso e EmpregoSaiba mais

Bahia tem maior número de candidatos aptos do Nordeste no Concurso Unificado

Provas serão aplicadas no dia 5 de maio em 18 cidades do estado

Crédito: Rodrigo Pinheiro/Agência Pará

A Bahia lidera o ranking do Nordeste em número de candidatos aptos para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com 162.701 mil inscrições confirmadas, segundo informação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). No total, 2,14 milhões de pessoas vão poder participar do certame no país.

Em comparação com os outros estados, a Bahia ficou em quinto lugar, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais. Juntos, os cinco estados respondem por quase 50% dos candidatos.

No entanto, segundo o MGI, quando a análise leva em conta a relação entre o número de pessoas com mais de 18 anos com inscrições confirmadas e a população total, a Bahia cai para a 16ª posição, com 1,43% de inscritos.

Salvador é a quarta cidade entre os 20 municípios com mais inscritos confirmados: são 68 mil na capital baiana, que ficou atrás de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Conforme detalhou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 200.782 mil inscrições para o CNU partiram da Bahia. Ou seja, 38.081 pessoas não efetuaram o pagamento da inscrição e não vão poder realizar a prova.

Em todo Brasil, os candidatos estão em 5.555 dos 5.570 municípios do país ou 99,7% do total. Dos mais de 2,14 milhões de candidatos aptos a prestar as provas, as mulheres representam 56% do total , com 1,2 milhão, enquanto os homens somam 44%, com 938 mil.

No caso das inscrições confirmadas de candidatos que solicitaram cota, a maior parte foi preenchida por pessoas negras, com 420.793 inscritos. Na sequência aparecem as pessoas com deficiência , com 45.564, e indígenas com 10.444. No caso das pessoas que solicitaram Atendimento Especial, como as lactantes, elas chegaram a 54.219.

Concurso Nacional Unificado

São 6.640 vagas disponíveis, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal. As provas serão aplicadas no próximo dia 5 de maio em 220 municípios brasileiros.

Na Bahia, 18 cidades serão sede para aplicação das provas:

Barreiras

Bom Jesus da Lapa

Brumado

Camaçari

Eunápolis

Feira de Santana

Guanambi

Ilhéus

Irecê

Itaberaba

Jacobina

Jequié

Lauro de Freitas

Paulo Afonso

Ribeira do Pombal

Salvador

Teixeira de Freitas

Vitória da Conquista

Os postos de trabalho também são espalhados nas regiões do Brasil. As opções sediadas na Bahia são para as funções de analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e para órgãos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O CNU permite a inscrição para a disputa por vagas em mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, com o pagamento de uma única taxa de inscrição.

Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, com base na nota alcançada.

A divulgação dos resultados das provas objetivas e as preliminares das provas discursivas e redações está marcada para 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho.

Já a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/