Feira ganha primeiro santuário católico urbano

Cultura e EventosParóquia Senhor dos Passos

Feira ganha primeiro santuário católico urbano

 Um dos fatores de destaque do templo é a sua localização.

Foto: Divulgação/ Paróquia Senhor dos Passos
A Igreja Senhor dos Passos, um dos mais tradicionais templos católicos de Feira de Santana, foi elevada à categoria de Santuário Arquidiocesano. A mudança foi oficializada na última sexta-feira (17), data em que a paróquia completou 60 anos de existência.

Uma missa solene para a consolidação do novo título foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, e concelebrada pelo pároco, Padre Júlio Santa Bárbara, além do vigário Padre Jorge Allan.

Este é o primeiro santuário urbano de Feira de Santana - o outro, mais antigo, fica na zona rural, distrito de Governador João Durval Carneiro, antigo Ipuaçu, e é praticamente desconhecido da comunidade religiosa.

"Já se falava informalmente que essa igreja desempenhava papel de santuário, por muitos motivos. O que fizemos foi solicitar à Arquidiocese, propor que o que era uma coisa informal, se tornasse formal. Foi aprovada a elevação da nossa categoria e o arcebispo leu o decreto na missa solene. O Templo homenageia Senhor dos Passos e é cartão postal da cidade exatamente em 17 de maio, quando comemoramos 60 anos de fundação. É um momento de alegria para todos nós", disse o padre Júlio, agora reitor do santuário.

Segundo ele, "um santuário apresenta uma vocação natural" para sê-lo, contudo, são necessários alguns elementos para que seja emitido o decreto: afluência de pessoas, em peregrinação ou individualmente; celebração diária da Santa Missa e o sacramento da confissão. "Aqui temos tudo isso e mais alguns outros atendimentos", destacou o religioso.

Um dos fatores de destaque do templo é a sua localização: fica no centro comercial da segunda maior cidade da Bahia, na esquina entre as Avenidas Getúlio Vargas e Senhor dos Passos, em frente à prefeitura municipal, região por onde passam, todos os dias, milhares de pessoas de várias partes da Bahia, já que Feira de Santana tem uma grande importância em sua macrorregião, atraindo visitantes de outras localidades para serviços diversos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 25 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/