​'Maravilhoso' é o novo single da 'Casapronta e Os Assentados' contra racismo religioso

Cultura e EventosNovidade

​'Maravilhoso' é o novo single da 'Casapronta e Os Assentados' contra racismo religioso

A música é feita para agradecer a Exu

Crédito: Divulgação
Com lançamento marcado para o dia 27 de fevereiro, a banda Casapronta e Os Assentados começa o ano com uma canção em agradecimento a uma energia do movimento: Exu. O novo single "Maravilhoso" nasceu inspirado nessa qualidade que imprime à Exu, uma maravilha da natureza, divindade do panteão iorubano africano, muito cultuado no Brasil, tanto na umbanda, quanto no candomblé, além de levantar a bandeira na luta contra o racismo religioso que sofrem as religiões afro-brasileiras. A banda já trouxe esta temática sobre Exu anteriormente com a canção 'Devoção', lançada no EP Amor, em 2021.

Faça o pré-save da música

De acordo com o vocalista, compositor e produtor, Pablues Casapronta, os agradecimentos a Exu também se devem à importância desta divindade na vida dos integrantes da banda. "Não é de costume uma banda fazer uma canção em agradecimento a uma energia da natureza, mas assim fizemos. A canção 'Maravilhoso' não estava prevista para agora, nem tampouco existia ainda em 2023. Foi numa segunda-feira, após fazer uma postagem no Instagram, como de costume, sobre a temática de Exu que ela aconteceu", relata.

O vocalista explica ainda a forma imprevista como se deu a inspiração, comprovando a força do movimento de Exu, fazendo as coisas acontecerem, com verdade. "De repente, enquanto olhava para a postagem, escutei uma voz dizendo: 'Por que você não faz uma música agora? Por que você não grava isso?' Em poucos minutos a música estava pronta e sem muitos ajustes. Em seguida liguei para o estúdio e imediatamente fui gravar. Próximo do meio dia estava gravada, só aguardando os demais instrumentos".

"Exu é o que temos de mais belo e que nos conduz pelos caminhos, Exu é a certeza de que tudo ficará bem, em meio e após o caos que nos cerca, Exu é Odara. Exu dá o caminho e basta você caminhar. Exu é maravilhoso.", complementa o artista.

Encruzilhada musical

O single 'Maravilhoso' tem a curiosidade de apresentar uma batida eletrônica, no estilo do "funk carioca", que nada mais é do que uma batida africana, um "congo de ouro", herdada pela cultura afro-brasileira, que de certo modo, com sua claves percussivas, influencia direta e indiretamente a música produzida no Brasil, formando uma verdadeira encruzilhada musical e seus caminhos.

O beat foi construído por Pablues e Alan Cerqueira (técnico do estúdio), utilizando um controlador, uma espécie de teclado que modula timbres e efeitos. A música foi gravada em Cruz das Almas, no estúdio Drums Room, com participação de Mateus Aleluia Filho na voz e trompete, Petry Lordelo na percussão, Guto Louvores nos teclados e Rafael Razz no contrabaixo. Pablues interpreta a canção e toca o violão de nylon.

"Maravilhoso" tem um texto curto, que lembra as cantigas de terreiro de umbanda, onde as letras são pequenas e se repetem, favorecendo assim a fixação da canção entre os presentes nos ritos e festejos. O single é um espécie de "mantra", que toma conta da cabeça e reverbera, juntamente com um ritmo dançante proporcionado pela mistura da batida eletrônica e as peles de couro dos atabaques. É uma daquelas canções que grudam.

O lançamento é da Encruza Produções e estará disponível em todas as plataformas digitais de música.

 

Comentários: 1

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visitante - Kleber em Quinta, 23 Fevereiro 2023 17:59

Certamente virá mais uma canção com muito significado e resistência.

Certamente virá mais uma canção com muito significado e resistência.
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/