Bahia destinou 15,43% da receita do Estado para a saúde em 2023

Bahia destinou 15,43% da receita do Estado para a saúde em 2023

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, enfatizou o significativo alcance deste investimento.

Foto: Sesab

O Governo da Bahia alcançou um marco histórico em investimentos na saúde em 2023, destinando 15,43% da receita total do Estado para o setor, o maior percentual registrado na história. Esse expressivo investimento, que totalizou cerca de R$10,2 bilhões, foi destacado durante a 305ª Reunião do Conselho Estadual de Saúde, onde foi apresentado o Relatório Anual de Gestão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A reunião ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, enfatizou o significativo alcance deste investimento, que superou o mínimo de 12% exigido por lei, conforme apontado no Relatório Resumido da Execução Orçamentária. a Secretaria da Fazenda. "Foram cerca de R$10,2 bilhões aplicados para ampliarmos e qualificarmos ainda mais à assistência à saúde da população baiana", afirmou.

Durante a exposição foram também apresentados os avanços dos sete compromissos assumidos pela gestão. No primeiro, que abrange aperfeiçoar as ações de vigilância, proteção e promoção e prevenção em saúde nos territórios e em todos os níveis de atenção, um dos destaques foi a iniciativa de implementar a Rede Estadual de Vigilância à Saúde do Trabalhador. No ano de 2023 foram alcançados 416 municípios baianos desenvolvendo pelo menos três ações de Saúde do Trabalhador, correspondente a 104% da meta.

Dos outros compromissos, foram destacadas ações como ampliação do número de municípios que utilizam serviços do Telessaúde, expansão da cobertura de Saúde da Família, que em 2023 chegou a 82%, contano com incentivo financeiro estadual. Outro avanço pontuado foi a expansão de número de unidades de saúde e qualificação de unidades já existentes.

Também na apresentação, os números dos projetos itinerantes da Sesab foram levantados. Os 417 municípios tiveram ao menos uma das ações como o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, a Feira de Saúde Mais Perto, a Estratégia Odontomóvel e o Programa Estadual de Ampliação do acesso às Cirurgias Eletiva.

Outro destaque foi a distribuição de tratamentos medicamentosos do componente especializado da Assistência Farmacêutica de forma regular. No período de janeiro a dezembro de 2023, foram distribuídos 4.525.156 tratamentos medicamentosos, que representa 199,5% da quantidade prevista para o ano de 2023.

A promoção e valorização do trabalhado no SUS também foi um dos temas da apresentação. Durante o ano de 2023 foram certificados 566 trabalhadores de saúde de Nível Médio nos cursos de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Qualificação de Auxiliar em Saúde Bucal, Atualização em Segurança no Cuidado ao Paciente, Atualização em Atenção à Saúde Mental, dentre outros. Em relação às certificações de Nível Universitário, foram 7.235 trabalhadores certificados nos mais diversos curso.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 13 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/