Imposto de Renda: prazo para declaração termina na quarta, 31

EconomiaOlho no prazo

Imposto de Renda: prazo para declaração termina na quarta, 31

Contribuintes têm até o dia 31 de maio para entregar a declaração 

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com o fim do mês de maio se aproximando, os contribuintes devem ficar atentos ao prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2023). A Receita Federal estipulou o dia 31 de maio como data limite para envio das informações. Quem não cumprir o prazo estará sujeito a multas e penalidades.

"A declaração do Imposto de Renda é um compromisso importante para todos os contribuintes. Além de estar em conformidade com a legislação, a declaração é uma oportunidade para o cidadão ajustar sua situação fiscal e, em muitos casos, obter restituições", ressalta o economista e professor da Rede UniFTC, Isaias Matos.

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual para pessoas físicas que tiveram rendimentos tributáveis em 2022 em valores superiores a R$ 28.559,70 ou ganhou mais de 40 mil reais em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano, como indenizações trabalhistas ou rendimento de poupança. É importante destacar que, além de ser uma obrigação legal, a declaração também pode trazer benefícios ao contribuinte, como a restituição de valores pagos a mais durante o ano e a regularização da situação fiscal.

Para fazer a declaração, o contribuinte precisa reunir documentos como comprovantes de rendimentos, de despesas dedutíveis e de investimentos realizados no ano anterior. A declaração pode ser feita de forma online, por meio do site da Receita Federal, ou por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível para dispositivos móveis.

"É fundamental que os contribuintes tenham atenção aos detalhes na hora de preencher a declaração. Erros ou omissões podem levar à malha fina, gerando transtornos e a necessidade de retificar a declaração posteriormente", destaca o professor Isaias Matos. Caso o contribuinte tenha dúvidas ou necessite de auxílio, a Receita Federal disponibiliza um serviço de atendimento telefônico e também tutoriais e guias em seu site. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/