Indicador de Movimento do Comércio inicia 2024 em alta de 0,7%

EconomiaVendas no varejo

Indicador de Movimento do Comércio inicia 2024 em alta de 0,7%

Na comparação interanual foi observado um aumento de 1,4%

Crédito: Divulgação

O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional, subiu 0,7% entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 na comparação dos dados dessazonalizados.

Na série de dados originais houve aumento de 1,4% na comparação com janeiro do ano passado e na curva de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o crescimento se manteve na marca de 1,7%.

"O indicador iniciou o ano de forma positiva e é esperado por mais um período de crescimento em 2024. O cenário atual é melhor quando comparado aos números de um ano atrás, a renda média das famílias, em termos reais, é maior, e as taxas de desemprego e de juros são menores. Soma-se a isto o fato de que o endividamento e o comprometimento de renda das famílias estão recuando. Importante destacar que o crédito pode estar em uma nova fase agora, a inadimplência das famílias vem de um período de queda e a concessão não deve desacelerar como no ano passado, fatores que podem dar um pouco mais de fôlego aos segmentos que dependem mais do crédito e que não tiveram um bom desempenho no ano passado", diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/