Intel recua na Bolsa com receio por limite da China a chips dos EUA

EconomiaBolsa de valores

Intel recua na Bolsa com receio por limite da China a chips dos EUA

Pequim tem tentado reduzir dependência de empresas estrangeiras

Crédito: Divulgação

 As ações da Intel caíram mais de 2% nesta segunda-feira (25), depois de uma reportagem que afirma que a China limitará o uso de chips de empresas estrangeiras em computadores do governo. O Financial Times publicou no fim de semana que a China criou diretrizes para eliminar gradualmente os chips norte-americanos e também quer deixar de lado o sistema operacional Windows, da Microsoft, e software de banco de dados criado no exterior em favor de opções nacionais, de acordo com informações da Forbes Brasil.

Pequim tem tentado reduzir sua dependência de empresas estrangeiras, desenvolvendo seu setor local de semicondutores, enquanto enfrenta restrições de exportação dos EUA sobre tecnologia, incluindo chips de última geração.

A mais recente medida pode afetar as empresas de chips dos EUA, já que a China foi o maior mercado da Intel em 2023, com 27% da receita, enquanto a AMD obteve cerca de 15% de suas vendas no país. A Microsoft, cujas ações caíam cerca de meio por cento nas negociações pré-mercado, não separa sua receita da China.

"A interrupção total das compras governamentais de CPUs da Intel e da AMD na China pode afetar a receita em no mínimo um dígito", disse Stacy Rasgon, analista da Bernstein, prevendo um impacto de até US$ 1,5 bilhão para a Intel e algumas centenas de milhões de dólares para a AMD, cujas ações operavam perto da estabilidade nesta segunda-feira.

Intel, AMD e Microsoft não comentaram o assunto.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/