Caminhada, atividades lúdicas e muita brincadeira na programação do Dia do Brincar

EducaçãoFeira de Santana

Caminhada, atividades lúdicas e muita brincadeira na programação do Dia do Brincar

O mês será dedicado à atividades brincantes 

Crédito: Sara Silva/Secom/PMFS
Contação de histórias, cultura local, exploração de Feira de Santana como um espaço brincante e o espetáculo "Cantos do Sertão" marcaram o lançamento da 8ª edição do Dia Mundial do Brincar - realizada na última semana de maio. Na tarde desta sexta-feira (2), gestores das escolas municipais e convidados participaram do evento.
Este ano o movimento tem como tema "O brincar em todos os cantos da minha cidade". 

A secretária de Educação, professora Anaci Paim, pretende alcançar cada vez mais pessoas com a adesão do município ao Dia B. Para ela, a brincadeira pode ser muito especial e trazer inúmeros benefícios em qualquer lugar e faixa etária, pois é uma ação para todos.

"A ideia é levar para fora das nossas escolas atividades que são trabalhadas diariamente. Este ano, além dessas ações, vamos fazer uma caminhada com representantes de algumas unidades de ensino, levando brincadeiras atuais e mais antigas para as principais avenidas da cidade", destacou a secretária.

Em Feira de Santana, o mês será dedicado à atividades brincantes, com culminância na última semana do mês. Além da caminhada, que deverá acontecer no dia 26 de maio com a participação de 20 escolas, as unidades devem explorar ruas, praças, parques e espaços próximos com uma programação bem divertida e que valorize a cultura local - já que o tema deste ano tem a cidade como protagonista.

Samba de roda, bata de feijão, feira livre, vaqueiro, micareta e capoeira, são algumas sugestões de abordagens que podem ser utilizadas para deixar a brincadeira e criatividade fluírem.

"Nosso estímulo é que possamos explorar os espaços em Feira de Santana com música, dança, oficinas de brinquedos, rodas de conversa, contação de história, reutilização de materiais recicláveis, exibição de filmes, são inúmeras opções para valorizar nossa Princesa do Sertão", pontuou a professora Darlene Lima, da Divisão de Educação Infantil/Seduc.

CANTOS DO SERTÃO

Durante o lançamento, os diretores e convidados foram orientados sobre a programação e atividades para o Dia do Brincar, mas também cantaram, dançaram e ficaram bem atentos com o espetáculo autoral 'Cantos do Sertão', do grupo de contadores de histórias Pipas Literat's.

A apresentação conta uma história ambientada no sertão com os pássaros das canções de Luiz Gonzaga como protagonistas - a Asa Branca, o Assum Preto e o Carcará. Tudo a ver com a proposta de explorar a cultura e os lugares no evento deste ano.

Uma curiosidade, é que o grupo formado por Cíntia Maria, Felipe Lijonseado e Leo Sátiro, tem sua história ligada ao Dia do Brincar. Cíntia, que também é professora da rede municipal, se encontrou como contadora de histórias durante a preparação para uma live do Dia do Brincar na pandemia. A partir daí, se juntou com seu irmão que já tinha a contação de histórias como profissão e juntos criaram o "Pipas Literat's". Posteriormente Leo também juntou-se ao grupo e hoje espalham sua arte pelo país. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/