Centro Integrado de Educação Inclusiva atende 35 crianças com deficiência visual

EducaçãoFeira de Santana

Centro Integrado de Educação Inclusiva atende 35 crianças com deficiência visual

Vitória Gonçalves, de oito anos, é uma das estudantes assistidas 

Crédito: Reprodução/Secom/PMFS
O Centro Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, equipamento da Secretaria Municipal de Educação, atende atualmente a mais de 200 crianças com deficiência ou algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Destas, 35 são cegas ou possuem baixa visão. Nesta quarta-feira (4), é celebrado o Dia Mundial do Braile, sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

E o braile é justamente a principal ferramenta de aprendizado para estudantes com deficiência visual no Centro Integrado. A professora Meire Pires explica que ferramentas pedagógicas específicas para este público contribuem para garantir o aprendizado por parte dos alunos assistidos. "A gente oferece a informatica acessível, orientação e mobilidade, escrita pulsiva, Atendimento Educacional Especializado, e adaptação de material para esses estudantes", pontua.

Vitória Gonçalves, de oito anos, é uma das estudantes assistidas. Ela já nasceu cega e frequenta a instituição há uma ano. A estudante revela que está aprendendo muitas coisas graças aos recursos disponíveis no equipamento. "Aprendi a usar a fitinha de leitura, a contar", menciona.

Raquel Gerino, uma das professoras do Centro Integrado, ficou cega aos 20 anos de idade. Entretanto a deficiência visual não foi um empecilho para ela buscar a qualificação profissional, e conseguiu se formar em Pedagogia. Hoje, além de ensinar alunos com a mesma deficiência, ela também serve de inspiração. "Atuo com crianças estudantes cegos, ensinando o sistema braile".

Braile é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel relevo. Os usuários do sistema Braille podem ler em telas de computadores e em outros suportes eletrônicos graças a um mostrador em braile atualizáveis.

Para ser atendido no Centro Integrado de Educação Inclusiva é preciso ser aluno da Rede Municipal de Educação. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/