Senadora faz acordo com governo e reforça disciplinas obrigatórias em novo ensino médio

Educaçãoensino médio

Senadora faz acordo com governo e reforça disciplinas obrigatórias em novo ensino médio

Professora Dorinha propôs mudanças em relação ao texto aprovada na Câmara e deve obrigar retorno da matéria para análise dos deputados 

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasil

A senadora Professora Dorinha (União Brasil-TO) mudou o relatório que havia apresentado na semana passada sobre o novo ensino médio para reforçar as disciplinas obrigatórias da grade comum curricular dos estudantes desta etapa educacional. A matéria deve ser votada na quarta-feira (19) na Comissão de Educação do Senado.

A parlamentar propôs que, das 3.000 horas do ensino médio, 2.400 sejam destinadas às horas comuns de todos os alunos, que abrangem aulas de disciplinas tradicionais, como matemática e português, entre outras. Para quem optar pelo ensino profissionalizante, a carga comum cai para 2.200 horas, restando 800 horas para aulas específicas dos cursos técnicos. Na Câmara, os deputados tinham fixado em 2.100 horas a grade comum e 900 horas para as aulas técnicas no caso do ensino profissionalizante.

De acordo com a Folha de São Paulo, como a tendência é que os senadores alterem o texto, o projeto deve retornar para uma votação definitiva na Câmara antes de ser encaminhada para sanção presidencial. A senadora também propõe que, a partir de 2029, haja um aumento na carga horária geral do ensino profissionalizante a fim de evitar um déficit de conhecimento de disciplinas obrigatórias dos alunos dos cursos técnicos. Outra mudança proposta pela senadora em relação à Câmara é o restabelecimento da obrigatoriedade do ensino de espanhol nas escolas públicas brasileiras. A previsão havia sido proposta pelo governo, mas excluída pelos deputados.

Fonte: Agência Brasil 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/