A UniFTC alinha formação acadêmica, responsabilidade social e desenvolvimento regional

Aniversário de FeiraFeira 188 anos

A UniFTC alinha formação acadêmica, responsabilidade social e desenvolvimento regional

A UniFTC  também impulsionou o crescimento regional na cidade

Crédito: Divulgação

Fundada no ano de 2000, a UniFTC (Centro Universitário), chegou em Feira de Santana com a proposta de fazer parte da vida da cidade de forma efetiva "Isso foi concretizado, seja por meio dos cursos nas áreas de saúde, exatas e humanas, seja pelos projetos de extensão que aproximam a Instituição da comunidade, por meio de vivências práticas" conta o diretor geral da Universidade e professor Cristiano Lôbo.

"Nossa proposta é promover a formação do cidadão para a vida e isso é feito com excelência e responsabilidade social. Afinal, a nossa Missão Institucional é promover a formação de cidadãos colaborativos, inovadores e empreendedores, capazes de atuar de forma profissional e criativa numa sociedade em ritmo acelerado de transformações, pautando-se em princípios científicos, éticos e humanistas".

Assim, a UniFTC contribui não só para formação de ensino superior, mas também em outras áreas "Vale mencionar que a UniFTC foi a primeira instituição de ensino superior da rede privada do município e da região. Impulsionou o crescimento do bairro SIM, hoje o maior vetor de empreendimentos imobiliários residenciais – e mais recentemente comerciais e de serviços. A importância socioeconômica do lugar, que se tornou uma das áreas mais nobres de Feira de Santana, é indiscutível. Parte disso, com certeza, é resultado da nossa política educacional de busca permanente do conhecimento e da responsabilidade social" explica o diretor geral.

Outro tema importante é a pandemia e as dificuldades que ela trouxe, e para UniFTC não foi diferente "A pandemia tem sido um grande desafio para todos os segmentos da sociedade. Mas na Educação, de forma mais específica, exigiu uma postura diferenciada. Nós sempre nos destacamos pelo investimento no ensino presencial e, de repente, nos readequamos a uma nova realidade, a do ensino virtual, graças aos recursos tecnológicos disponíveis e os novos investimentos feitos pela Instituição. Um novo modelo que só foi possível implantar com a dedicação e empenho de todos que fazem a UniFTC: gestores, professores, estudantes e colaboradores ``, explana o professor.

E pensando no período da pós-pandemia e as novidades que podem ser antecipadas sobre a UNIFTC, Cristiano Lôbo adianta: "A pandemia ainda está aí, mas já pensamos no pós-pandemia para continuarmos fazendo parte deste novo e desafiador cenário global, que requer muito mais criatividade empreendedora. Nosso campus tem sido repensado, com a reorganização de novos setores, adaptações na infraestrutura para receber a comunidade acadêmica no momento devido, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários. Estratégias de prevenção e monitoramento seguirão sendo prioridade, visto que as pesquisas sugerem que ainda permanecemos por um período neste contexto epidemiológico. Por isso, criamos uma comissão permanente de biossegurança, com a finalidade e autonomia de adotar medidas que sejam eficazes na proteção da nossa comunidade".

"Além disso, seguimos com o uso dos espaços ainda de forma reduzida, tanto para aulas quanto para as atividades administrativas, que permanecem, em grande parte, de forma remota. Entendemos a importância das Instituições de ensino com espaço de troca e de socialização, por outro lado, precisamos repensar o seu uso dos espaços de maneira que justifiquem a presencialidade, tornando as atividades realizadas significativas e memoráveis.

O uso de recursos tecnológicos digitais, que já faziam parte da essência da UnFiTC, permanecerão presentes no cotidiano acadêmico, pois percebemos a importância destes no processo de aprendizagem. O certo é que todas essas inovações e um novo comportamento chegaram para ficar", finaliza o diretor geral.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/