Como Remédio da Gameleira passou a ser distrito Governador João Durval

Aniversário de FeiraFeira 189 anos

Como Remédio da Gameleira passou a ser distrito Governador João Durval

Antes de João Durval, o distrito também já foi chamado de Ipuaçu

Crédito: Divulgação

Os mais antigos vão se lembrar dela como Remédio da Gameleira, outros como Ipuaçu, e os mais novos como Distrito Governador João Durval Carneiro. Na Zona Oeste da Região Metropolitana de Feira de Santana, para acessar a localidade é preciso seguir pela BR-116 Sul. Seu primeiro nome de batismo, bem diferente dos outros dois aqui citados, teve um motivo específico e interessante.

Há mais de cem anos, era comum que nas margens do Rio Jacuípe existissem árvores de gameleira, e como forma de homenagem e lembrança, assim foi o nome escolhido. Em 1938, passou então a ser chamada de Ipuaçu, em alusão as tribos indígenas que ainda residiam em aldeias nas redondezas, já que o termo tem ligação com a língua tupi guarani.

Anos depois, em 1983, passa a ser chama- da de Governador João Durval Carneiro, político que foi prefeito da cidade de Feira de Santana e nascido no distrito. O Santuário de Santa Luzia, existente desde 1656 na comunidade, tem uma história curiosa, e contada pelos moradores mais antigos. Segundo eles, a igreja foi fundada após a aparição da imagem da Santa no Rio Jacuípe. No dia 13 de dezembro, romeiros participam das celebrações e fazem suas preces, pois para estes fiéis, ela é a protetora da visão. Com fé e espiritualidade, eles fazem promessas, deixam  foto de seus olhos e mensagens para Santa Luzia. 

Falar sobre lá é também destacar a importância da localidade para os pescadores e agricultores. Devido seu cenário de caatinga, o distrito de Governador João Durval Carneiro tem um solo apropriado para plantação de horticultura, frutas e legumes. Também tem uma boa extensão para pescaria. Jurandy Carvalho, que é morador da região, acredita que este tipo de serviço pode ser mais valorizado, trazendo como diferencial o entretenimento com responsabilidade ambiental. Para ele, é possível fazer com que aconteça campeonatos de pesca e competições náuticas no território. 

Como referência cultural, ainda existem as variedades de artesanatos produzidos por lá, por exemplo, as bonecas confeccionadas à mão, esculturas e trançados, que são comercializados em grande volume nas lojas do centro de Feira de Santana e outras cidades que se identificam com as características do homem sertanejo.

 

Comentários: 1

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visitante - Professor e ambientalista João Dias em Segunda, 24 Julho 2023 07:05

Obrigado ao Jornal Folha do Estado, por divulgar as belezas do nosso querido distrito.

Obrigado ao Jornal Folha do Estado, por divulgar as belezas do nosso querido distrito.
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/