Religiosidade, moradia e educação em Jaíba

Aniversário de FeiraFeira 189 anos

Religiosidade, moradia e educação em Jaíba

Muitas pessoas estão investindo no local para desfrutrarem de uma vida mais tranquila

O distrito de Jaíba vem ganhando mais reconhecimento pela cidade sede e nos últimos anos vem recebendo diversas construções do setor imobiliário, onde, na maioria das vezes, são pessoas que pensam em sair da zona urbana e ter uma vida mais tranquila longe do trânsito, indústrias e o grande centro.

Um dos povoados que estas pessoas estão buscando moradia é São Roque. Lá, já existem restaurantes oferecendo pratos com cardápio variado e espaços para diversão. Apesar da chegada de mais pessoas, é um bom lugar para relaxar e aproveitar um ar mais limpo. Centenária, a Igreja de São Roque tem em sua história um grande valor, e atrai pessoas de todas as regiões nas missas. A primeira imagem do santo que lá existe veio de Portugal, em madeira nobre e adereços de ouro. Com o tempo, essa imagem precisou ser substituída por uma cópia, e hoje se encontra guardada em um local seguro.

Dentre os outros distritos, é o mais próximo do Aeroporto de Feira de Santana. Em 2013, Mantiba deixou de ser povoado de Jaíba e virou um bairro do município sede. Uma das festas mais longevas de Jaíba é o 'Forró Jegue', que possui mais de quinze anos. Os moradores fazem camisas especiais e saem nas ruas com uma carroça puxando os foliões e uma volumosa playlist musical de forró. A ideia é fazer com que o comboio da festa passe de casa em casa, fazendo com que outros moradores se juntem ao momento. Além de tudo isso, ainda são servidos comidas e bebidas juninas.

Dentro do processo evolutivo, Jaíba recebeu recentemente a escola cívico-militar Quinze de Novembro, com a missão de avançar na educação dos estudantes da região, oferecendo além das aulas, um espaço onde os alunos possam acessar outras ferramentas multifuncionais para pesquisa cientíca, e ter assistência psicossocial durante o ano letivo. Mais de mil alunos foram bene ciados com a chegada da escola, que inclusive desfilou pela primeira vez este ano nas comemorações pelo 7 de Setembro. Jaíba segue em constante valorização, onde já possui mais facilidade para acesso à internet, água potável e sistema de esgotamento. O local também já é frequentado por pessoas que praticam atividades físicas, visto que a localidade com pouco trânsito dá mais tranquilidade para quem deseja praticar este tipo de ação.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/