Mudança do Garcia movimenta milhares de pessoas nesta segunda de Carnaval

CarnavalFolia e protesto

Mudança do Garcia movimenta milhares de pessoas nesta segunda de Carnaval

Concentração começa às 10h e Mudança segue em direção ao Circuito Osmar às 12h30

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Salvador

Segunda-feira de Carnaval é sinônimo de Mudança do Garcia em Salvador. O bloco é um dos mais antigos da cidade e vem sendo realizado há 98 anos, com a tradição viva de levar samba e protesto para a avenida.

A história do surgimento do bloco tem duas versões, de acordo com Rodney Martins, coordenador geral da Mudança do Garcia. A mais popular é sobre a história de uma prostituta que foi expulsa do bairro e precisou se mudar na segunda-feira de Carnaval.

"Aí foi uma carroça puxando as coisas dela e os meninos fazendo 'vai e volta' atrás e aí surgiu a Mudança no Brasil. A outra história é que foi originada de outros blocos que tinham na época, tinha um chamado 'Arranca Turco' e uns outros", contou Rodney.

O Garcia é um dos mais antigos e tradicionais bairros da capital baiana, fica localizado no Centro da cidade, ao lado de um dos circuitos oficiais do Carnaval, o Circuito Osmar (Campo Grande).

Entrar no Campo Grande na marra

A Mudança do Garcia tradicionalmente sai do fim de linha do bairro até chegar no circuito Osmar. Porém, segundo o coordenador geral do bloco, nem sempre foi fácil seguir o trajeto para o Campo Grande.

"A Polícia não deixava, tinha aquele embate sempre, era uma tradição. Entrar no Campo Grande na raça, na marra, tinha briga e etc. Então, hoje nós conseguimos flexibilizar com a gestão pública", contou.

O bloco sai nesta segunda-feira (12), da Rua Prediliano Pitta, no Garcia. A concentração começa às 10h e a Mudança segue em direção ao Circuito Osmar às 12h30. Dentre as atrações, vão estar a cantora Cláudia Costa e diversos outros grupos de samba, mantendo a tradição carnavalesca, quase centenária, presente na folia soteropolitana

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/