Novo coronavírus: cientistas identificam novo sintoma relacionado à variante JN.1

COVID-19Alerta

Novo coronavírus: cientistas identificam novo sintoma relacionado à variante JN.1

Variante JN.1 foi classificada pela OMS como uma variante 'de interesse' pela fácil transmissão

Crédito: Divulgação/Pixabay

Epidemiologistas têm observado com atenção a dispersão da variante JN.1 do coronavírus pelo mundo. A perda do olfato e do paladar, que já foram consideradas as manifestações mais marcantes da doença, por exemplo, hoje aparecem em apenas uma pequena parcela dos pacientes. A lista de sintomas da infecção viral sofreu algumas mudanças nos últimos quatro anos, e a nova cepa mudou um pouco os sinais principais da infecção.

Em um relatório publicado em 21 de dezembro, cientistas do Instituto Nacional de Estatísticas Britânico listaram os oito sintomas mais comuns relatados por pacientes infectados com a variante JN.1, também conhecida como Pirola, na Inglaterra e Escócia. O documento foi produzido com dados da Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês).

O aparecimento de um novo sintoma chamou a atenção dos pesquisadores. Cerca de 10% dos pacientes com Covid-19 relataram ansiedade, preocupação excessiva ou dificuldade para dormir após a infecção. Os voluntários tiveram a doença entre o começo de novembro e dezembro.

O sintoma mais comum de infecção pela variante JN.1 continua sendo a coriza, com 31% dos pacientes relatando o problema, seguido pela tosse (22,9%) e dor de cabeça (20,1%).

Uma das estratégias de enfrentamento da pandemia de Covid-19 é a vigilância epidemiológica, com o registro e a observação sistemática de casos suspeitos ou confirmados da doença, a partir da realização de testes.

O exame deve ser realizado a partir do 10º dia de sintomas. A precisão do resultado é menor do que nos testes do tipo RT-PCR. Além disso, falsos negativos podem aparecer com mais frequência.

Uma das estratégias de enfrentamento da pandemia de Covid-19 é a vigilância epidemiológica, com o registro e a observação sistemática de casos suspeitos ou confirmados da doença, a partir da realização de testes Getty Images

Sintomas mais comuns da Covid-19 atualmente:

Coriza (31,1%);

Tosse (22,9%);

Dor de cabeça (20,1%);

Fraqueza ou cansaço (19,6%);

Dor muscular (15,8%);

Dor de garganta (13,2%);

Problemas para dormir (10,8%);

Preocupação ou ansiedade (10,5%).

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/