Infecção pelo novo coronavírus pode elevar risco de lesões cerebrais

COVID-19Sequelas

Infecção pelo novo coronavírus pode elevar risco de lesões cerebrais

Os principais sintomas relatados foram perda de memória, dor de cabeça, ansiedade, depressão e tremores. 

Crédito: Divulgação

Estudo da Escola de Medicina da Universidade de Washington, publicado nessa quinta-feira (22) na revista Nature Medicine aponta que pessoas recuperadas da Covid-19 correm maior risco de sofrer lesões cerebrais até um ano depois da infecção do coronavírus, se comparado com aquelas que não tiveram a doença.

Os principais sintomas relatados foram perda de memória, dor de cabeça, ansiedade, depressão e tremores.

As novas descobertas sobre a Covid-19 de longa duração foram feitas em um grande estudo nos Estados Unidos e inclui dados de hospitalizados e não hospitalizados coletados por mais de seis meses.

Público pesquisado

Ao longo de um ano, os cientistas avaliaram a saúde do cérebro de milhões de veteranos das forças armadas norte-americanas a partir de registros médicos. Cerca de 154 mil tinham testes positivos para a Covid-19 entre março de 2020 e janeiro de 2021; 5,6 milhões de participantes não foram infectados no mesmo período; e outras 5,8 milhões de pessoas, incluídas no estudo como grupo controle, tiveram os dados anteriores à chegada do coronavírus nos EUA analisados.

Resultados

Os pacientes recuperados da Covid-19 apresentaram 77% mais risco de desenvolver problemas de memória, conhecido como névoa cerebral, em relação aos outros grupos. Além disso, a Covid-19 foi relacionada ao aumento de 50% do risco de um acidente vascular cerebral isquêmico causado por coágulos sanguíneos, em comparação com o grupo não infectado.

Segundo apurou o site Metrópoles, quando os dados foram confrontados com o grupo controle, os pacientes recuperados da Covid-19 no último ano foram 80% mais propensos a terem convulsões; 43% mais sujeitos a sofrerem problemas de saúde mental, como ansiedade ou depressão; 35% mais propensos a ter dores de cabeça e 42% mais propensos a sofrer distúrbios de movimento, como tremores. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/