Fraudes bancárias: 12 suspeitos de aplicar golpes em idosos baianos já foram identificados

SegurançaFraudes bancárias

Fraudes bancárias: 12 suspeitos de aplicar golpes em idosos baianos já foram identificados

A auditoria interna da Caixa apontou que dois funcionários da instituição eram responsáveis pela realização dessas biometrias suspeitas.

Foto: Carlos Valadares

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (11), uma operação para investigar um esquema de fraudes envolvendo biometrias falsas em contas da Caixa Econômica Federal. A ação, denominada Operação Mimetismo, cumpriu três mandados de busca e apreensão, afastou dois empregados da instituição financeira e determinou o bloqueio de valores em contas suspeitas. Os 12 suspeitos identificados até o momento são todos do Pará.

O delegado Fábio Marques explicou que a investigação começou após a própria Caixa identificar irregularidades na autenticação biométrica de clientes baianos. As biometrias, no entanto, estavam sendo realizadas no estado do Pará, o que levantou suspeitas, principalmente porque várias das contas pertenciam a idosos com idade próxima ou superior a 100 anos.

A auditoria interna da Caixa apontou que dois funcionários da instituição eram responsáveis pela realização dessas biometrias suspeitas. As contas-alvo do esquema tinham altos valores parados, sem movimentação recente. Após a abertura da investigação pela PF, foi constatado que, logo depois das biometrias irregulares, ocorriam saques totais dos valores, realizados também no Pará.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Segundo o delegado, o dinheiro era sacado e logo em seguida depositado em contas de terceiros. Na sequência, os valores eram transferidos para outras contas pertencentes aos integrantes do grupo criminoso, configurando a lavagem dos recursos por meio da ocultação de sua origem.

Fábio Marques informou que não há investigados da Bahia. Na Bahia, incluindo Feira de Santana, encontram-se apenas as vítimas, cujas contas foram esvaziadas após as biometrias forjadas. Os saques também ocorreram exclusivamente no Pará.

A Polícia Federal segue com as investigações para aprofundar o rastreamento financeiro e responsabilizar todos os envolvidos no esquema. 

Fonte: Página de Noticías 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 12 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/