Cidades do Recôncavo terão Plantão Integrado dos Direitos Humanos no São João

São JoãoPlantão Integrado

Cidades do Recôncavo terão Plantão Integrado dos Direitos Humanos no São João

O Plantão Integrado reúne órgãos públicos e entidades para atuarem de forma conjunta.

Foto: Ascom/SJDH
São João bom é com respeito aos Direitos Humanos. É com esse espírito que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia – SJDH, em parceria com as prefeituras, leva a experiência do Plantão Integrado dos Direitos Humanos para Amargosa, Cachoeira e Cruz das Almas, onde a festa popular é culturalmente forte e esperada pelas comunidades e pelos setores de cultura e turismo locais. Serão três postos fixos da estratégia em rede para atendimento e recepção de denúncias de violação de direitos – um em cada localidade – com equipes a postos e volantes, tanto da SJDH, quanto da rede municipal de proteção aos direitos de públicos vulneráveis, como crianças e adolescentes, pessoas idosas e com deficiência, LGBTQIAPN+, consumidores e catadores de recicláveis.

Em Amargosa, o posto fixo ficará à disposição da população de 19 a 24 de junho; Cachoeira de 23 a 25; e Cruz das Almas nos dias 23 e 24. A abertura dos Plantões nos respectivos postos será realizada no primeiro dia de funcionamento (Amargosa 19/06, às 15h, Cachoeira 23/06, às 10h, e Cruz das Almas 23/06, às 14h).

A interiorização da tecnologia social do Plantão Integrado, através do projeto Direitos Humanos nos Eventos Populares da Bahia, também será compartilhada com mais quatro municípios que indicaram interesse em replicar a estratégia em suas respectivas ações para o São João. Com isso, além de atuar nos três municípios, a metodologia do Plantão (identificação de casos de violação, sistematização de dados e mobilizações sociais para enfrentamento das violências) será replicada pelos municípios de Belmonte, Santo Antônio de Jesus, Itabuna e Igaporã, com a disseminação de materiais informativos (digitais e impressos) da campanha da SJDH 'Respeito é Nosso Direito!'.

Plantão Integrado dos Direitos Humanos

Coordenado pela SJDH, o Plantão Integrado reúne órgãos públicos e entidades da sociedade civil para atuarem, de forma conjunta, na proteção e defesa dos direitos humanos, através de um Comitê de Proteção Integral. Se alguém presenciar qualquer violência contra crianças, adolescentes, pessoas com deficiências, mulheres, pessoas negras, LGBT, entre outros públicos, pode ligar no disque 100 e registrar a denúncia, ou se dirigir até um posto fixo do Plantão dos municípios para registrar a denúncia com as equipes. No local, os profissionais darão tratativas necessárias para combater as violações e encaminharão cada caso para os órgãos responsáveis.

Fonte: Ascom/SJDH 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/