Rayssa Leal: prodigiosa skatista maranhense entre competições e desejo de voar nas ruas

Esportes'Fadinha'

Rayssa Leal: prodigiosa skatista maranhense entre competições e desejo de voar nas ruas

Com apenas 15 anos, a atleta, medalhista olímpica e ícone internacional enfrenta desafios

Crédito: Reprodução/X@futartebrasil

Em uma rápida transição entre sua festa de despedida do primeiro ano do ensino médio em Imperatriz, no Maranhão, fantasiada de Pocahontas, para as competições internacionais de skate em São Paulo, Rayssa Leal, conhecida como a "Fadinha do Skate", carrega consigo não apenas o título de prodígio do esporte, mas também a responsabilidade de representar o Brasil nos cenários mundiais de skate street.

Aos 15 anos, com mais de quatro dedicados ao status de skatista de destaque internacional, Rayssa participará, neste fim de semana, da decisão da Street League Skateboarding (SLS) no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Em meio a dezenas de viagens ao longo do ano, a jovem maranhense compartilha seus desafios e anseios, revelando seu desejo de um breve respiro após os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Competições e expectativas olímpicas: uma rotina intensa

Na busca pelo bicampeonato da SLS, Rayssa, que encerrou suas provas escolares recentemente, já está focada no Mundial de skate em Tóquio, marcando sua segunda participação no ano de 2023. Entre eventos pré-olímpicos e fases da SLS, como a inédita etapa em Paris, a atleta enfrenta uma agenda repleta de desafios.

"É muita viagem, muita escola, muita atividade, muita prova para fazer. É muito doido. Tenho que me virar em 30 quando estou em Imperatriz: fazer aula da escola, mais aula particular, mais prova, mais ficar com a família, sair com os amigos, tem que treinar. Mas quando a gente faz o que ama o tempo passa muito rápido", afirma Rayssa Leal.

O pós-Paris: uma paixão pelas ruas e a 'Vídeo Part' sonhada

Após os Jogos de Paris 2024, Rayssa planeja conceder a si mesma um tempo, não para se afastar do skate, mas para realizar um projeto pessoal tão aguardado pelos fãs: sua própria "vídeo part". Esse tipo de produção, uma espécie de filme de skate nas ruas, sem a pressão de competições, permite aos skatistas explorar novas manobras e ambientes, capturando a essência da diversão e da criatividade.

"Esses campeonatos demandam muito. É muito tempo. Estou me preparando porque quero filmar minha 'vídeo part' logo. E poder fazer as coisas que a gente quer. Porque para a Olimpíada, se machucar, lascou! Então tem que preservar o corpo e ficar bem", explica Rayssa Leal em entrevista coletiva.

A "vídeo part" é considerada pelos skatistas como um verdadeiro "cinturão", uma conquista pessoal que transcende as competições. Inspirada por Felipe Gustavo, Rayssa espera finalmente voar pelas ruas, explorar sua criatividade e desfrutar do skate de maneira única.

Um ano intenso: entre competições e diversão

Ao longo de 2023, Rayssa Leal encarou uma agenda repleta de eventos, participando de quatro etapas da SLS, quatro do circuito mundial da World Skate, três STU (circuito brasileiro), dois X-Games e os Jogos Pan-Americanos de Santiago, onde conquistou o título de campeã.

Enquanto aguarda o lançamento de sua "vídeo part" no segundo semestre de 2024, a jovem skatista continuará competindo, se divertindo e, como destaca, aproveitando cada momento com os amigos. Com apenas 15 anos, Rayssa Leal se firma não apenas como uma atleta excepcional, mas como uma inspiração para todos que compartilham a paixão pelo skate. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/