Com apenas 15 anos, baiana já é vice-campeã brasileira de ciclismo cross country

EsportesConheça história

Com apenas 15 anos, baiana já é vice-campeã brasileira de ciclismo cross country

Anna Vitória Vieira é de Anguera, cidade da região de Feira de Santana  

Crédito: Redes Sociais

A atleta anguerense Anna Vitória Vieira, 15 anos, conquistou o segundo lugar na categoria sub-17, do Campeonato Brasileiro de MTB Cross Country XCO e XCC 2022, disputado entre os dias 7, 8 e 9 de outubro, em Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais. Mesmo sendo a primeira participação de Anna Vitória em uma competição nacional, a atleta da equipe TSW Team Bahia realizou um grande feito na carreira.

Influenciada pelo pai, Felipe Vieira, a atleta começou a paixão pelo esporte em 2019, apenas por diversão. Contudo, em janeiro de 2021, Anna Vitória participou da primeira prova e se manteve no circuito de competições desde então.

Entenda o que é MTB XCO e XCC

O XCO deriva do mountain bike, ou MTB. O XCO ou Cross Country Olímpico, consiste em circuitos que vão dos 6 até os 20 quilômetros com uma dificuldade técnica considerável e, em geral, é disputada em grupos. Já o XCM, sendo um percurso longo percorrido só uma vez onde o ciclista precisa ir equipado com o necessário para aguentar a pedalada. No XCM a diferença é a resistência.

Em entrevista a reportagem do jornal Folha do Estado, a jovem atleta Anna Vitória contou quando começou o interesse pelo MTB Cross Country XCO. "Desde pequena que tenho bicicleta, mas a paixão pelo esporte veio no ano de 2019, na minha primeira participação em uma competição, não foi uma prova federada, mas de lá para cá, a paixão só aumentou. Comecei a competir com 13 anos, e hoje com 15 anos, pretendo continuar treinando forte para sempre trazer resultados importantes para a Bahia e consequentemente para minha equipe", disse.

Perguntada a respeito da sensação de se tornar vice-campeã brasileira com apenas 15 anos, Anna Vitória, disse: "ser vice campeã brasileira, para mim, é minha maior conquista, não tenho dúvidas que estou no caminho certo, a partir do dia que me tornei vice-campeã brasileira, um dos meus principais sonhos de deixar meu legado aqui, não só aqui na Bahia, mas sim no mundo, começou. A prova foi bem dura e o calor dificultou ainda mais o percurso, porém conseguiu um grande resultado para a Bahia. E pode ter certeza que em 2023, irei lutar com toda garra e determinação, para trazer comigo a bandeira da nação estampada no peito. Só tenho que agradecer a Deus, aos meus pais e a minha equipe TSW Team Bahia, e a todos que torcem por mim".

Anna Vitória também contou a respeito dos desafios e obstáculos dentro da modalidade do MTB Cross Country XCO. "Nós atletas enfrentamos muitos desafios no nosso dia a dia, rotina muito puxada, é treino, estudos, dentre outras coisas. Os percursos do MTB Cross Country XCO são muito acidentados, cheios de declives e aclives. Por esse motivo, o ciclista precisa estar bem preparado e focado. Porém, com todas as dificuldades impostas, seguimos firmes em busca dos nossos sonhos".

Para as pessoas que também desejam ingressar no mundo do MTB Cross Country XCO, Anna Vitória deixou uma mensagem. "Para você que tem o sonho, seja lá de ser um (a) grande atleta ou não, nunca desista das suas metas. O céu é o limite", finalizou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/