Conheça Givaldo Sena, radicado em Feira de Santana e destaque no atletismo

EsportesSuperação

Conheça Givaldo Sena, radicado em Feira de Santana e destaque no atletismo

Nascido em Irará e morador de Feira de Santana, há cinco anos é atleta profissional

Crédito: Redes Sociais

O atletismo feirense, principalmente o de corrida, se destaca cada vez mais no cenário estadual e nacional. Os grandes eventos de corrida realizados no município a exemplo da Meia Maratona União Medica, Feira Night Run Analise, Corrida TPM Analise, Feira Beer Run Boulevard, Corrida Kids Boulevard, Desafio 15K Casa Esportiva, Night Run Alagoinhas e Corrida de Feira Folha do Estado, são provas realizadas tanto para atletas amadores, quanto para profissionais, que disputam premiação em dinheiro e bater seus próprios recordes. Os eventos produzidos e coordenados pela RG+ vem contribuindo de forma direta e eficaz para a revelação e o surgimento de novos talentos do atletismo de Feira e região.

A prova disso é o atleta profissional Givaldo Araújo Sena, 30 anos, natural de Irará, bicampeão das provas Meia Maratona de Feira União Médica, Feira Night Run Análise e pentacampeão da Corrida Natalina, bicampeão da Corrida Menu do Corpo e vigésimo colocado na Corrida de São Silvestre. Em entrevista a reportagem do jornal Folha do Estado, Givaldo Araújo Sena contou quando começou sua paixão pelo atletismo. "Essa paixão começou em 2014, quando comecei a correr a Corrida de Aposta, em Irará. Fui descoberto pelo atletismo em Santanópolis, através professor João Teles, que coordenava a equipe ADESAN. Daí comecei a participar de outras competições, morando em Feira de Santana em 2015. Foi quando iniciei minha participação em provas de pista, em 2016, fiquei em segundo lugar no Campeonato Norte Nordeste. Disputei a corrida Cidade de Sergipe, circuito que reúne os melhores atletas do país, acabei ficando em segundo lugar. Estive representando a Bahia, na Meia Maratona da Fruticultura Irrigada, realizada em Pernambuco. E aqui em Feira foram várias conquistas", disse.

Mesmo sendo um nome novo no atletismo baiano, Givaldo Araújo Sena, já possui um currículo extenso de participações em competições e principalmente de conquistas dentro e fora do estado. Contudo, os maiores desafios de Givaldo Sena estão fora das pistas. "Hoje, para qualquer atleta de alto rendimento se manter disputando as principais corridas do país é muito difícil devido aos altos custos com a preparação e despesas para competir. Sem falar que não temos um local com uma pista adequada para a realização dos treinos, o que dificulta ainda mais o nosso desempenho. Outro fator que também acaba atrapalhando e até mesmo desmotivando os veteranos e os que estão iniciando é com relação à premiação das provas. Pois muitas vezes essa premiação é só com troféus ou medalhas, sem a premiação em dinheiro fica difícil se manter no esporte, principalmente quando não se tem patrocínio. Sou atleta profissional há cinco anos e vivo diretamente do atletismo e não tenho um patrocinador. Tenho alguns apoiadores, pessoas que me ajudam, mas não conto com patrocínio. O poder público também precisar olhar mais para o esporte feirense, pois a falta de sensibilidade acarreta enfraquecimento do esporte não só em Feira, mas acredito que em toda Bahia", ressaltou.

Mesmo com todas as dificuldades Givaldo Sena, não pensa em parar, com seu treinador Vine Brito, o fisioterapeuta Leo Fisio e o personal Carlos Aníbal, o corredor se prepara para as próximas competições. "Minhas próximas competições acontecem uma no dia 12 de novembro, na Corrida Verão e a mais importante, a Maratona de Curitiba, que acontece no dia 20 de novembro. A Maratona de Curitiba é uma prova que exige bastante do atleta e a minha expectativa é de melhorar a minha marca e quem sabe conseguir um podium para a Bahia. Mesmo sendo uma das maratonas mais difíceis do país, com 42 quilômetros de provas, com muitas ladeiras, a questão do frio pode ser um diferencial para nós baianos. Já que corremos no calor temos menor desgaste. Então a expectativa é de superar minha marca", pontuou.

Gilvado Sena aproveitou para deixar uma mensagem para as pessoas que amam o atletismo e querem se tornar um atleta de alto rendimento. "A mensagem que deixo para aqueles que estão começando no atletismo ou que desejam começar é que primeiro passem por um médico cardiologista para ver se está apto a prática do esporte. Depois começar a fazer a caminhada, logo em seguida correr de 1 a 2 km gradativamente. Passando a correr a minimaratona que é a prova de 5 km, e gradualmente vai aumentando para 10 km, e lá na frente a maratona. E que corra por qualidade de vida, não apenas pensando em ser um atleta de ponta. Porque o esporte, é saúde, é superação, ou seja, nunca desista dos seus sonhos, treine, siga sem se cobrar, você vai vencer", finalizou. 

 

Comentários: 2

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visitante - Nevinha em Quarta, 19 Outubro 2022 13:14

Parabéns Givaldo, que vc possa ser reconhecido , fica aqui meu apelo aos empresarios , que se abram para apoiar o esporte, esse menino é um guerreiro, determinado e merece muito ter condições dignas para treinar e competir, com certeza teria muito mais chances , Deus continue te abençoando e fortalecendo.

Parabéns Givaldo, que vc possa ser reconhecido , fica aqui meu apelo aos empresarios , que se abram para apoiar o esporte, esse menino é um guerreiro, determinado e merece muito ter condições dignas para treinar e competir, com certeza teria muito mais chances , Deus continue te abençoando e fortalecendo.
Visitante - Robério Cerqueira em Quarta, 19 Outubro 2022 13:48

Givaldo tem muito talento, é disciplinado e esforçado. Merece todo apoio e incentivo.

Givaldo tem muito talento, é disciplinado e esforçado. Merece todo apoio e incentivo.
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/