Em meio a cenário caótico, Copa do Brasil vale mais que um título para Flamengo e Sampaoli

EsportesOpinião

Em meio a cenário caótico, Copa do Brasil vale mais que um título para Flamengo e Sampaoli

No Flamengo não há mais margem para tolerância

Crédito: Reprodução/Instagram

O Flamengo vive uma de suas piores temporadas. Pouco a pouco a equipe rubro-negra viu os títulos escaparem. O Clube já perdeu seis dos oito títulos que poderia conquistar em 2023. Foi apenas o terceiro colocado na Taça Guanabara e no Mundial de Clubes, foi vice no Campeonato Carioca, na Recopa Sul-Americana, na Supercopa do Brasil, além disso foi eliminado de forma surpreendente nas oitavas de final da Libertadores pelo Olimpia.

Resta agora o Brasileirão e a Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro a equipe praticamente anulou suas chances de brigar pelo título, atualmente a probabilidade é de 0.74%, segundo dados do Departamento de Matemática da UFMG. A equipe ainda corre o risco de terminar a competição fora do G-4. Sendo assim se agarra à esperança de conquistar a Copa do Brasil, vale salientar, no entanto, que perdeu o jogo de ida da final da competição, jogando dentro do Maracanã, e vai partir para a decisão no Morumbi em desvantagem no placar

Um dos personagens que tem sido responsabilizado pelo desempenho negativo da equipe é o técnico Jorge Sampaoli. O próprio treinador admitiu que não conseguiu imprimir o seu DNA no elenco rubro-negro. Além dos resultados negativos dentro de campo, Sampaoli enfrenta um vestiário dividido. O argentino demonstra a falta de comando no elenco que diga-se de passagem já realizou reunião de portas fechadas enquanto o treinador aguardava em campo para iniciar os trabalhos de treinamento.

Diante desse cenário, a saída do técnico é tida como garantida. Mas o que era esperado para o fim da temporada pode vir a acontecer ainda neste fim de semana. Caso o Flamengo perca o título da Copa do Brasil para o São Paulo no domingo, o técnico argentino dificilmente irá resistir ao cargo, não apenas pela falta de títulos, mas pela falta de controle e de ambiente para seguir na Gávea. A própria diretoria do Clube está rachada quando o assunto é Sampaoli que tem em Rodolfo Landim a sua base de sustentação, já Marcos Braz e outras personalidades da cúpula do Flamengo querem a saída do argentino há algum tempo. Sendo assim, perder o último título possível do ano deve ser o pingo d'água para determinar o fim do ciclo de Sampaoli.

Se Sampaoli dura até o fim do ano ou até o fim de semana, a resposta está há um jogo de distância. Vale destacar que a própria torcida tem protestado pedindo a demissão do treinador. O grande desafio para o Clube será encontrar um substituto ideal para a continuidade da temporada, já que o planejamento era contratar o novo comandante para a temporada 2024. Nomes como Jorge Jesus, Tite, Marcelo Gallardo são alguns dos nomes especulados, mas estas são opções que demandam tempo e uma boa dose de negociação.

Dentre os nomes citados, Jorge Jesus sempre terá seu espaço no coração do torcedor, mas as mágoas que deixou na diretoria dificultam sua chegada. Tite não tem olhos para o Brasil, enquanto curte o seu ano sabático e tenta esquecer o ciclo ruim com a Seleção. Marcelo Gallardo experiente e competitivo pode ser o folego que o Flamengo precisa para respirar em 2024. Fato é que o jogo no Morumbi não definirá apenas quem leva o título da Copa do Brasil, mas o destino do Flamengo. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/