Fluminense e Bahia de Feira se reencontram após quatro anos em clássico decisivo pela Série B do Baianão
Clássico do Sertão promete fortes emoções no sábado e pode encaminhar vaga na semifinal
Feira de Santana Notícias 24h - Mais do que uma simples disputa por vagas na fase semifinal do Campeonato Baiano da Série B, o confronto entre Fluminense e Bahia de Feira, marcado para este sábado (24), às 15h, no Estádio Joia da Princesa, traz de volta uma rivalidade que atravessa quase seis décadas. Após quatro anos sem se enfrentarem, as equipes voltam a medir forças em um duelo que pode ser decisivo na caminhada rumo à elite do futebol baiano em 2026.
O último encontro oficial aconteceu em 2021, na Arena Cajueiro, em um jogo histórico e de placar atípico: 6 a 3 para o Bahia de Feira. Na ocasião, o Tremendão balançou as redes com Deon (duas vezes), Jarbas, Wesley, Diones e Marcone Pelé, enquanto o Fluminense marcou três vezes com Emerson Catarina. Naquele ano, o Bahia de Feira, então comandado por Oliveira Canindé, foi vice-campeão estadual. Do lado tricolor, o treinador era Thiago Santa Bárbara.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Daquele clássico, dois jogadores seguem no atual elenco do Tremendão e devem estar em campo neste sábado: o lateral-esquerdo Alex Cazumba e o zagueiro Wesley.
Apesar da tradição, o histórico de confrontos é relativamente curto devido a períodos de afastamento das competições profissionais. Desde o primeiro duelo, em 1967, foram realizados 27 jogos oficiais, com 11 vitórias do Bahia de Feira, 10 empates e 6 vitórias do Fluminense. O Tremendão também leva vantagem nos gols: 36 marcados contra 23 sofridos, acumulando um saldo positivo de 13 gols.
O Fluminense carrega um tabu incômodo: a última vitória sobre o Bahia de Feira em jogos oficiais foi há quase uma década, na Copa Governador do Estado de 2015, quando venceu por 2 a 0, no Estádio Valfredão, em Riachão do Jacuípe. Na época, o Joia da Princesa estava interditado para reforma do gramado.
O clássico deste sábado promete casa cheia e fortes emoções. A partida será comandada por um experiente trio de arbitragem, com Emerson Ricardo de Almeida Andrade no apito, auxiliado por Luanderson Lima dos Santos e Paulo de Tarso Bregalda Gussen.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.