Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade

EsportesCBF SOB NOVA DIREÇÃO

Justiça afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade

Decisão do TJ-RJ determina intervenção de Fernando Sarney e novas eleições no comando da Confederação Brasileira de Futebol 

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta quinta-feira (15) o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. A decisão foi proferida pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, que nomeou o vice-presidente Fernando Sarney como interventor da entidade. Caberá a ele convocar novas eleições "o mais rápido possível". A medida reacende a crise institucional no futebol brasileiro, com repercussões dentro e fora dos campos.

A decisão judicial anulou o acordo que validou o pleito de março de 2024, apontando suspeitas de falsificação da assinatura de Antônio Carlos Nunes, o Coronel Nunes. O documento foi essencial para homologar a continuidade de Ednaldo à frente da CBF. A suposta fraude, sustentada por laudo pericial, foi o principal argumento utilizado por Fernando Sarney e pela deputada Daniela do Waguinho em pedidos apresentados ao STF para afastar o dirigente.

📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Ednaldo estava em Assunção, Paraguai, participando do congresso da Fifa, quando foi informado do afastamento. Esta é a segunda vez que ele deixa o cargo por decisão do TJ-RJ — a primeira ocorreu em dezembro de 2023, sendo revertida um mês depois por decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF. O próprio Gilmar, desta vez, remeteu o caso à Justiça fluminense, solicitando apuração imediata. O depoimento de Coronel Nunes, porém, não aconteceu por motivos de saúde.

Fernando Sarney, agora interventor, rompeu politicamente com Ednaldo e não integrou sua última chapa de reeleição. Apesar disso, afirmou que não pretende interferir em decisões recentes, como a contratação de Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira. "Sou apenas transitório. O futebol segue a sua vida", declarou. O cenário, no entanto, segue instável e a possibilidade de novo retorno de Ednaldo ao cargo depende agora das instâncias superiores, como STJ e STF.

Essa reportagem na integra no nosso Projeto Feira Conectada

📱 Acesse o nosso site RadioGeral e TVGeral
📲 Nos acompanhe também nas redes sociais:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 03 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/