Morre, aos 40 anos, maratonista olímpica Graciete Santana

EsportesLuto

Morre, aos 40 anos, maratonista olímpica Graciete Santana

Atleta desde os 7 anos morava em Feira de Santana 

Crédito: Divulgação
Atletismo olímpico em luto. Faleceu na madrugada desta quinta-feira (16), a maratonista baiana Graciete Moreira Santana, 40 anos, que estava internada há cerca de dois meses no Hospital Santa Izabel em Salvador, onde tratava um melanoma. Graciete nasceu na cidade de Serra Preta, mas desde os 7 anos morava em Feira de Santana. A corredora chegou a fazer uma campanha virtual (#todosporgraciete) para conseguir a regulação e fazer tratamento.

Ela foi uma das três brasileiras a representar o país nos Jogos Olímpicos Rio 2016, na maratona feminina, quando cruzou a linha de chegada em 128° posição, com o tempo de 3h09min15. Em Feira de Santana, Graciete Santana era presença certa nas competições realizadas pela RG+, desde a primeira edição da Corrida de Feira, em 2014 e também participou da Meia Maratona União Médica em 2019, última competição da RG+ antes da pandemia causada pelo novo coronavírus.

O esposo da corredora, o também atleta e corredor Domingos Carlos de Oliveira Alves, comentou sobre o legado deixado por Graciete. "Foi uma atleta que começou por um problema de saúde, que o médico aconselhou fazer caminhada e depois passou para corrida. Com oito anos de treinos comigo, chegou às Olimpíadas, um exemplo de que o esporte salva", disse a reportagem do jornal FOLHA DO ESTADO.

A emocionante história de superação de Graciete e sua luta pela vida foi até os últimos dias. A corredora, mesmo hospitalizada, colou grau de forma virtual em Educação Física no último fim de semana. O velório de Graciete ocorre no Centro de Velório Gilson Macedo, no bairro Kalilândia e o sepultamento será nesta quinta-feira (16) no Cemitério Jardim das Flores, em Feira de Santana, situado na BR-116 Norte, às 16 horas.

A RG+ e o grupo FOLHA DO ESTADO expressam os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Graciete Moreira Santana.

Carreira

Graciete representou o Cruzeiro nas competições e estava registrada na CBAt pela Associação de Atletismo Simõesfilhense (AASF). A atleta tinha vitórias nas maratonas de Londrina e Florianópolis e sua melhor marca para a prova, segundo perfil da Wolrd Athletics e da CBAt, era de 2:38.33, obtida em Sevilha, na Espanha, em fevereiro de 2016. Foi 128ª colocada na maratona olímpica (3:09.15).

Entre os seus resultados top dez estão dois terceiros lugares na Maratona do Rio, em 2015 (2:41.16) e 2012 (2:42.21), um quarto na Maratona de São Paulo (2:46:20) em 2015, e um segundo na Maratona de Porto Alegre em 2012 (2:44.44). Nos 25 km tinha duas marcas entre as dez melhores de sua carreira, de 1:32:11, em 2014, e de 1:32.53, em 2013, ambas obtidas em Aracaju. Sua melhor marca na meia maratona era 1:18.55, na Meia Maratona Internacional da Bahia, em 2015.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 21 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/