Além do futebol, Pelé também revolucionou cultura mundial

EsportesSaiba mais

Além do futebol, Pelé também revolucionou cultura mundial

Pelé fez história fora dos gramados, com presença em filmes e na música  

Crédito: Divulgação

Alguns personagens entram para a eternidade por grandes feitos. Não é o caso de Pelé. O rei do futebol é a própria história. É a vida de um menino negro, pobre e que mudou mais que seu destino. É o homem que transformou o esporte, o futebol e, por que não, o próprio Brasil e o mundo em que vivemos.

Nascido em Três Corações, no interior de Minas Gerais, em 23 de outubro de 1940, o Rei Pelé sempre soube do que era capaz. Ainda na infância, prometeu ao pai que seria campeão do mundo ao vê-lo chorando a derrota para o Uruguai na Copa de 1950. A profecia do garoto mineiro, de apenas 9 anos, foi uma ousadia que soava absurda, afinal o Brasil nunca havia conquistado o maior torneio de futebol do planeta.

Mas Pelé, mesmo criança, sabia o que fazia e foi além da palavra prometida ao pai. Muito mais. Oito anos após a derrota em casa, o Brasil foi campeão mundial pela primeira vez. Com apenas 17 anos, Pelé colocou o mundo aos seus pés. Foram seis gols, dois deles na final contra a Suécia. Era o início de uma dinastia no futebol que o mundo jamais esqueceria. No Mundial seguinte, nova conquista. O Brasil se tornara bicampeão mundial, com um feito incrível de Pelé. Duas Copas e dois títulos.

E aos 29 anos, quando todo muitos já imaginavam um declínio técnico, foi ele a grande figura da Seleção Brasileira na Copa de 1970 ao conduzir o time, considerado por muitos, como o melhor de todos os tempos. Gérson, Rivellino, Tostão, Clodoaldo, Carlos Alberto Torres. Uma lista gigante de talentos que eram regidos pela maestria do Rei.

A história de Pelé já seria grandiosa só pelo esporte. Mas não pode ser resumida a isso. Graças a sua magia, o rei também transformou o futebol em uma plataforma global de socialização e marketing. Como atleta do Santos, viajou por todo o mundo como se fosse um artista musical, que percorre o planeta para apresentar os seus shows a uma legião de fãs.

O Rei também gravou filmes dos mais variados estilos. Um dos mais famosos foi "Fuga para a vitória", quando contracenou com o Sylvester Stallone, ícone do cinema norte-americano no século passado. No cenário nacional, Pelé foi o protagonista de "Os Trapalhões e o Rei do Futebol", filme brasileiro de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias que homenageou o maior jogador de todos os tempos.

Sobre as suas aventuras na grande tela, o Rei demonstrou todo o seu carisma ao brincar que "foi mais difícil ensinar o Renato Aragão (Didi) a jogar futebol do que ele me ensinar a atuar". Pelé deixa o mundo com um grande legado. Mostrou a todos que a simplicidade é também uma forma de ser genial. E Pelé foi tudo isso. Simples, sofisticado, gênio, humano e protagonista. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/