Preparador físico Icaro Marcel renova com Bahia de Feira e comenta história de 7 anos no clube

EsportesFutebol Feirense

Preparador físico Icaro Marcel renova com Bahia de Feira e comenta história de 7 anos no clube

Profissional é responsável pela preparação física do elenco profissional desde 2023 

Profissional é responsável pela preparação física do elenco profissional desde 2023 | Foto: Rafael Falcão

Natural de Feira de Santana, o preparador físico Icaro Marcel Coelho, 34 anos, vive o melhor momento trabalhando no Bahia de Feira. O profissional chegou ao clube em dezembro de 2016, ainda como voluntário na equipe de preparação física, que tinha coordenação do preparador físico Michel Pinheiro e o técnico era Jaelson Marcelino.

Passados exatamente sete anos, Icaro Marcel foi ao longo dessa caminhada conquistado a confiança da diretoria do Bahia de Feira, bem como da comissão técnica e atletas durante as competições disputadas. Contudo, a campanha na disputa da Série D, deste ano, foi o marco na carreira do jovem preparador físico. "A disputa da Série D, foi um grande desafio cercado de responsabilidades dentro de uma proposta por resultados objetivados ao acesso à Série C. Afinal foi minha primeira pré-temporada à frente da equipe profissional, já que no Campeonato Baiano dei continuidade ao excelente profissional Dimas Viana, que acabou tendo que retornar para cidade natal por conta de problemas de saúde. No término do regional, o professor João Carlos me efetivou junto com a diretoria montamos periodização para o Campeonato Brasileiro Série D. Tivemos bons resultados a nível de performance e o tempo de preparação para competição foi um facilitador para essa resposta positiva de cada atleta", contou.

"Tivemos dois meses de muito trabalho e o diferencial foi otimizar os treinamentos físicos com protocolos individualizados caracterizados com o perfil de cada atleta. Alimentação e suplementação com as orientações da Nutricionista, acompanhamento da psicologia, encaixes de sessões de treino com João Carlos e sua metodologia de aplicação, pré-treinos e aquecimentos direcionados ao conteúdo principal técnico ou tático, controle de prevenção a lesões da fisioterapia respeitando a idade, nível de desgaste e fadiga, treino específico de força funcional para aqueles com históricos de lesões musculares ou que tenham observações clínicas de cirurgias. Acredito que todos os setores colaboraram oferecendo o melhor e o principal de tudo foi a compra da ideia por cada atleta. O mais gratificante é observar o torcedor todo jogo parabenizando a entrega de muitos atletas competindo com muita intensidade e força até o apito final. A soma de pequenos esforços repetidos dia após dia de treinos, nos colocou em boas condições nos jogos", acrescentou.

TEMPORADA 2024

O Bahia de Feira já deu início ao projeto visando a preparação da equipe para a temporada 2024, quando anunciou o retorno do treinador Oliveira Canindé e a permanência de Icaro Marcel no comando da preparação física do Tremendão.

Icaro contou a respeito da oportunidade de voltar a trabalhar com Oliveira Canindé. "Oliveira Canindé se tornou um amigo desde sua primeira passagem pelo Bahia de Feira. Acredito que vamos ter sucesso neste projeto que tem por objetivo principal a classificação para a Série D, do ano seguinte e vaga na Copa do Brasil, recolocando a instituição de volta ao cenário nacional de competições. Estou ansioso para reencontrar o professor Oliveira Canindé. Saber o seu modelo de jogo e o que ele cobra de demandas para cada sistema, facilita no planejamento da pré-temporada. Na minha formação profissional busquei fazer o curso de Análise de Desempenho Profissional pela CBF, justamente para entender mais sobre o jogo e suas ações táticas. Meu intuito é sempre contribuir dentro de uma sessão de treino físico com conteúdos que o professor necessita como ideia para equipe", afirmou.

MORTE DE DEON

O futebol baiano e brasileiro perdeu um grande centroavante, Deon, um profissional de poucas palavras, mas de ação dentro de campo, que infelizmente nos deixou no dia 9 de agosto de 2023, após sofrer um infarto fulminante, quando participava de um treino na Arena Cajueiro.

Momento difícil para todos e em especial para Icaro Marcel. "A morte de Deon, foi uma perda imensurável. Deon era um ser humano incrível. Dedicado em todos os treinos, se cuidava a todo instante. Terminar a Série D com uma morte tão repentina, nos abalou muito. Não tínhamos cabeça para treinar. Ainda um assunto que não superei. Perdi um grande amigo e um cara especial como profissional exemplar", disse.

RESPONSABILIDADE

Para todo profissional da terra, a responsabilidade e a cobrança com a entrega dos resultados são sem dúvidas maiores. Porém, para Icaro Marcel isso tudo se transformou na realização de um sonho. "Cheguei aqui através da Unifan, faculdade que me deu o acesso e a oportunidade. Agradeço ao professor Jodilton Souza que me presenteou com uma bolsa para a conclusão do meu curso. Sou muito grato a Thiago e Mayara, pois sempre que eu precisava de uma ajuda em curso de capacitação, eles deram esse suporte. Então para mim, toda cobrança e responsabilidade se transformaram em uma realização de um sonho. Adepto aos jogos nos estádios com radinho de pilha no ouvido, via grandes profissionais ali atuando e imaginava um dia ter esse prazer. Ser filho da terra aumenta mais ainda a cobrança por um trabalho melhor. O que me move é ver os torcedores fazendo um esforço para ir ao estádio com filhos, amigos e familiares tendo um dia diferente que só o futebol promove. Ainda sonho em poder sair do estado e levar o nome da cidade representando um povo muito hospitaleiro e trabalhador. Devido a esses aspectos, buscamos dar o melhor profissionalmente. E claro buscar ser exemplo, pois assim como eu sonhava com este momento atual, muitos também podem sonhar e tenho certeza que com a ajuda de Deus, irão conseguir", finalizou. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/