Samir Xaud é eleito presidente da CBF
Dirigente assume compromisso de modernizar e tornar mais inclusiva a gestão do futebol nacional
Em Assembleia Geral realizada na manhã deste domingo (25), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, Samir Xaud foi eleito o novo presidente da entidade para o mandato de 2025 a 2029. Com chapa única, intitulada "Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização", o dirigente roraimense de 41 anos recebeu 103 votos dos 146 possíveis. Na ocasião, também foram eleitos oito vice-presidentes que irão compor a nova diretoria da CBF.
A chapa de Samir contou com apoio maciço das federações estaduais e de dez clubes do futebol brasileiro, entre eles Palmeiras, Grêmio, Vasco, Botafogo e Criciúma. Em seu discurso de posse, o novo presidente destacou que sua gestão será pautada pela modernização, pela inclusão e pelo diálogo constante com todos os agentes do futebol. "Nossa gestão será marcada pela renovação de ideias e pela construção de uma nova CBF, moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento do futebol brasileiro", afirmou.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Entre as primeiras medidas anunciadas, Samir destacou a urgência na adequação do calendário do futebol nacional, prevendo uma redução dos campeonatos estaduais para no máximo 11 datas. O fair play financeiro também será prioridade, com a criação de um grupo de trabalho específico, além do fortalecimento do futebol feminino, que, segundo ele, viverá uma verdadeira revolução nos próximos anos, especialmente com a realização da Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil.
O novo presidente também ressaltou seu compromisso com a diversidade, o combate ao racismo e a sustentabilidade. Em tom emocionado, fez questão de exaltar suas raízes nortistas. "Essa nova CBF nasce com a alma do Norte, com os pés fincados na cultura macuxi e com o olhar voltado para o futuro", declarou. Por fim, reforçou a importância de resgatar a identidade da Seleção Brasileira e desejou sucesso a Carlo Ancelotti, treinador que comandará o Brasil na busca pelo hexacampeonato na Copa de 2026.
📱 Acesse o nosso site RadioGeral e TVGeral
📲 Nos acompanhe também nas redes sociais:
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.