Tanquinho recebe 23º Campeonato Baiano de Orientação Floresta
Evento marca a estreia das etapas na floresta em 2025, reunindo atletas de vários estados
Feira de Santana Notícias 24h - Depois de Camaçari ter sido palco, em abril, do pontapé inicial das atividades de orientação na Bahia, com a 1ª edição do Campeonato Baiano de Orientação Sprint, agora é a vez da competição na floresta. O 23º Campeonato Baiano de Orientação Floresta terá início no próximo domingo, dia 6 de julho, na cidade de Tanquinho. A concentração e recepção dos atletas começam às 8h, dando início a um dia repleto de adrenalina e desafios em meio ao principal bioma da prova: a Caatinga.
O evento é fruto da parceria entre a Federação Baiana de Orientação (FBO) e a Confederação Brasileira de Orientação (CBO), com organização da equipe Kaaporas Clube de Aventura. A competição conta com apoio da Superintendência de Desporto do Estado da Bahia (SUDESB) e da Prefeitura Municipal de Tanquinho, além de importantes parceiros como Biozen Zero Dor, BN Mascarenhas, Itagy Água Mineral, Federação Baiana de Baleado, Assinne (Associação de Escolas Particulares) e Lisô Laser Clínica de Estética.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Os organizadores estão otimistas com a participação do público e esperam fomentar ainda mais o interesse pela modalidade no estado. A premiação será realizada às 14h, reconhecendo os atletas que se destacarem nas trilhas.
Entre os competidores, destaca-se a presença do atleta e mapeador Marco Aurélio, de Brasília (DF), que viaja especialmente para a disputa. Outras equipes confirmadas incluem Calangos do Sertão, Carcará, Caatinga Trekkers, Clube Baiano de Montanhismo (CBM), Coiote, Colégio da Polícia Militar de Salvador (Coesc), Aventureiros do Agreste, Clube de Orientação de Camaçari (COCA) e Sentinela do Sertão.
O campeonato baiano de 2025 traz uma novidade: foi dividido em provas sprint (urbanas) e provas florestais, em função das recentes mudanças no ranking nacional, que agora possuem pontuações distintas. Ao todo, são oito etapas, sendo quatro sprints e quatro florestas. Após a primeira etapa sprint realizada em Camaçari, a programação segue com Tanquinho (06/07), Esplanada (02 e 03/08), Antônio Cardoso (19/09), Salvador (em outubro) e Entre Rios (29 e 30/11).
Mais do que uma competição, o evento promove a prática esportiva, incentiva a preservação ambiental e garante pontuação para o ranking nacional, possibilitando aos atletas disputar vagas na seleção brasileira de orientação.
As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo site da FBO clique aqui. Prepare-se para o desafio e venha fazer parte dessa grande festa do esporte baiano.
📱 Acesse o nosso site RadioGeral e TVGeral
📲 Nos acompanhe também nas redes sociais:
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.