Dança dos técnicos e resiliência dos estrategistas no futebol nacional

EsportesFutebol brasileiro

Dança dos técnicos e resiliência dos estrategistas no futebol nacional

A 38ª rodada marca o fim de uma temporada movimentada e revela os protagonistas na arte de comandar

Crédito: Reprodução/X @caioccappato

O encerramento do Campeonato Brasileiro de 2023, que acontece hoje com a emocionante 38ª rodada, não apenas coroa o campeão, mas também lança luz sobre os bastidores tumultuados da competição. Com 49 técnicos diferentes movimentando as peças ao longo do torneio, apenas cinco estrategistas resistiram à "dança das cadeiras", permanecendo fiéis aos seus postos desde o início da jornada, em abril.

Curiosamente, os cinco clubes que mantiveram a estabilidade no comando técnico integram o seleto grupo do top 10 da tabela: Palmeiras, Grêmio, Red Bull Bragantino, Fluminense e Fortaleza. Abel Ferreira, Renato Gaúcho, Pedro Caixinha, Fernando Diniz e Juan Pablo Vojvoda, respectivamente, personificam a resiliência diante das adversidades.

Em contrapartida, o Coritiba, time que mais trocou de técnico ao longo da temporada, enfrenta o rebaixamento, encerrando sua campanha sob o comando de Guto Ferreira, o sexto nome a assumir o cargo.

O levantamento elaborado pelo UOL apresenta um panorama completo dos comandantes das 20 equipes que participaram da Série A neste ano, abrangendo até mesmo trabalhos interinos, mas excluindo os auxiliares de comissões fixas. Além disso, destaca cinco treinadores que, ao longo do torneio, "pularam a cerca" e comandaram diferentes elencos: António Oliveira, Eduardo Coudet, Mano Menezes, Paulo Turra e Rogério Ceni.

Diversidade de comandos

A lista revela uma rica diversidade de trajetórias e desafios enfrentados pelos técnicos ao longo do Brasileirão. Algumas equipes, como Botafogo e Corinthians, experienciaram uma verdadeira rotatividade no comando técnico, enquanto outras, como o Grêmio, optaram pela continuidade.

Desafios e superações

Cada técnico enfrentou suas próprias batalhas, desde os altos e baixos do rendimento das equipes até as decisões estratégicas em momentos cruciais. A tabela abaixo destaca os comandantes de cada time e suas respectivas jornadas ao longo da temporada:

À medida que a cortina se fecha na edição de 2023 do Campeonato Brasileiro, os olhares se voltam para os protagonistas que, comandando suas tropas, deixaram sua marca na competição. As histórias de superação, estratégias audaciosas e os desafios enfrentados pelos técnicos revelam a intensidade e a imprevisibilidade que tornam o futebol brasileiro tão cativante. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/