Título do Baianão sub-17 do Vitória passou pelas mãos de treinador feirense

EsportesConheça história

Título do Baianão sub-17 do Vitória passou pelas mãos de treinador feirense

Thiago Santa Bárbara chegou ao clube em dezembro de 2021 

Campeão do Campeonato Baiano sub-17 com 11 vitórias e somente uma derrota em 12 partidas disputadas, a campanha do Vitória, coroada no último sábado (29) após triunfo diante do Jacuipense, passou também pelas mãos do treinador feirense Thiago Santa Bárbara. Sob o comando do treinador, foram 34 gols marcados e apenas sete sofridos

O jovem treinador chegou ao clube em dezembro de 2021, a convite dos diretor Thiago Noronha do coordenador Ricardo Amadeu, e auxiliou o técnico Ricardo Amadeu e o auxiliar Adolfo Teles  na fase final da Copa do Nordeste, onde o time sub-20 foi campeão. De janeiro a março, Thiago Santa Bárbara comandou o time sub-15, passando então a dirigir a equipe sub-17 na disputa do Brasileirinho Internacional emMinas Gerais, onde ficou na terceira colocação, logo em seguida disputou a Copa Furacão se tornando campeão. Encerrando a temporada com o título estadual da categoria e garantindo a vaga na Copa do Brasil de 2023.

Em entrevista exclusiva para a reportagem do jornal Folha do Estado, Thiago Santa Bárbara falou dos desafios de um treinador do interior do estado no comando de uma divisão de base de um grande clube. "De fato é um desafio importante, contudo, quando se busca a qualificação atrelado a uma metodologia dentro do que exige o futebol moderno, principalmente os de clube formador,- o profissional que tem essas credenciais lógico tem uma chance maior de fazer parte de um projeto como este do Vitória. Hoje temos exemplos de treinadores da cidade que estão em grandes clubes, minha primeira oportunidade foi em 2018, quando estive no comando do sub-17 e auxiliar do sub-20. Depois sendo convidado para assumir o sub-15 e depois o sub-17 do Vitória. E os desafios são inerentes ao futebol de alto nível, a gente tem que ter um olhar voltado para a formação desses atletas, sem descuidar da busca dos resultados. Existem diversos caminhos para se chegar aos resultados consistentes. O importante é que estamos envolvidos, eu me sinto muito à vontade para trabalhar com esses garotos com a idade mais próxima do profissional porque o direcionamento, diálogo e intervenção já é diferente e a busca pela excelência é ainda maior".

Thiago também contou a respeito do planejamento para 2023. "O título nos deu uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano e com o acesso do clube a Série B, nos dar as condições de disputar outras competições nacionais. Existe uma preocupação da diretoria e todo staff em proporcionar esses ambientes competitivos para os atletas. Então que esses atletas tenham minutagem. O planejamento é que possamos estar disputando além do estadual e Copa do Brasil, mais duas competições temos o Brasileirinho Internacional em Minas e também existe uma vontade do clube de disputar as competições internacionais. Mas, ficamos no aguardo porque sabemos que existe uma série de fatores, porém temos dialogado bastante nesse sentido de garantir jogos de alto nível e a formação desses atletas seja ainda maior", disse.

Feira de Santana hoje é um grande celeiro de profissionais que atuam no futebol brasileiro. E a busca pela qualificação tem sido o grande diferencial, relatou Thiago. "A busca pela qualificação independe da área de atuação, hoje a informação está aí para todos, no entanto, eu percebo que as pessoas mais curiosas têm tido mais acesso. Eu não posso fechar os olhos para aquilo que vem sendo feito, para aquilo que tem sido construído enquanto corpo de conhecimento. Então de fato o futebol passou por essa mudança, hoje muitas pessoas estudam futebol e a gente tem que estar atento a tudo que é feito, logicamente tendo um filtro para que você entenda, que nem tudo que é dito é possível de ser implementado, nem tudo que é feito de um lado vai conseguir ter esse efeito do outro. Mas, é importante que você tenha esse conhecimento e entenda de todo corpo teórico que tenha sido produzido, que busque essa capacitação, que tenha contato com profissionais de outros centros para saber o que de fato está acontecendo e como eles estão atuando em diversas frentes e diversos setores. E isso com certeza é diferencial para quem quer adentrar e para quem quer se manter no nível tão competitivo.

Santa Bárbara também contou da sua passagem pelo FSA Esporte Clube, projeto formador que o ajudou na carreira. "O FSA, é um projeto além de formar atleta forma profissionais, temos grandes profissionais que foram formados e revelados pelo FSA. Atletas com inserção em grandes clubes, não tenho dúvidas que o FSA foi um marco na minha carreira. Eu que já trabalhava no futebol desde 2000, tive contato com o FSA em 2014, então 14 anos após meu início no futebol e ainda assim eles contribuíram e muito na minha formação quanto profissional e homem. E está lado a lado de pessoas do bem que conhecem e querem fazer o melhor com certeza te motiva ainda mais. Quero deixar registrado o carinho enorme que tenho por todos do FSA, quero direcionar um abraço especial ao meu amigo professor Jaderson Barbosa coordenador do processo que tem muito conteúdo , além de ser um ser humano fora da curva. Um profissional que sempre pensou a frente, na pessoa dele abraço toda a direção".

O treinador deixou uma mensagem para os novos treinadores que sonham em chegar a trabalhar em um grande clube. "Busquem os espaços, procurem a inserção, busque estagiar com profissionais que estão na área. Entre em contato, faça seu network, participem de cursos, estudem bastante, sejam curiosos. Estejam atentos, trabalhem com modelagem, vejam pessoas que estão atuando em alto nível. Tenha humildade para ouvir e sabedoria para aprender, paciência para aguardar o momento. E acima de tudo busque ser uma boa pessoa, de repente seu conhecimento leva a alguns lugares, mas é teu caráter que vai te manter lá". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/