Bairro feirense sofre com falta de manutenção em canal

GeralSanto Antônio dos Prazeres

Bairro feirense sofre com falta de manutenção em canal

A situação tem gerado dor de cabeça e preocupação 

Crédito: Jonathan Santos/FE
Com as fortes chuvas que estão caindo nos últimos dias em Feira de Santana, alguns locais apresentam problemas, principalmente com relação à córregos e canais de macrodrenagem. Existem lugares, onde a situação se tornou recorrente como é o caso da Rua Cruzeiro do Norte, no bairro Santo Antônio dos Prazeres.

A situação do canal que conflui às águas da Lagoa Grande tem gerado dor de cabeça e preocupação por parte dos moradores do entorno da região, que relatam a sensação de descaso por parte das autoridades e o medo constante de contrair doenças ou ser atacados por cobras e escorpiões. Mato alto, risco de animais peçonhentos, além do mal cheiro, são as principais reclamações dos moradores da rua Cruzeiro do Norte.

Nas palavras de Maria Júlia, moradora do entorno da região a mais de 20 anos, a situação nunca mudou. "A gente convive com isso daqui, desse jeito que está aí, a muito tempo, sempre aparece um ou outro dizendo que vai limpar ou arrumar, mas ficam só na promessa. Ninguém olha pra gente pobre não", afirma.

Para Evilázio dos Santos, a requalificação da região traria benefícios que iriam além da limpeza urbana, e além de trazer qualidade de vida, também traria mais segurança para a população. "Aqui é meio perigoso, né? Não é nem só o risco de bicho, mas se arrumasse, o córrego e ajeitasse aqui um espaço, para deixar um módulo da polícia, ou quem sabe um lugar para eles virem de moto, como tem ali na lagoa grande, ia ser muito bom, ia diminuir os meninos que sobe e desce aqui fazendo o errado", observa.

PREVISÃO

Uma força-tarefa da Prefeitura de Feira está atuando na limpeza de canais como medida preventiva aos alagamentos neste período chuvoso. O trabalho envolve a Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA) e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).

Segundo Pedro Paulo, chefe do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura de Feira de Santana, a limpeza do canal segue uma ordem e tem posição em uma lista com 20 outros canais espalhados pela cidade.

"Temos previsão de atender a região, nós seguimos uma lista e o bairro Santo Antônio está nesta ordem. Nós mandamos recentemente uma máquina, mas precisamos realocar o equipamento para outros lugares que estavam em situação mais crítica. Então as maquinas estão indo, dentro da programação, para os bairros Queimadinha, Feira V e depois para o bairro Santo Antônio dos Prazeres", informou.

De acordo com o dirigente, o serviço tem sido feito da forma mais rápida possível. "São em média, 20 locais, que precisam de maquinário para fazer a limpeza e isso leva um tempo, cada canal tem em média de 200 a 300 metros de extensão e a gente tem que limpar os 2 lados. Então quando a gente termina o último, já é hora de voltar para o primeiro, mas a gente tenta fazer a limpeza a cada 6 meses. A gente quer que chegue antes, mas dentro da programação acredito que em 60 dias começaremos a limpeza do canal, no Santo Antônio", destacou.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/