Desemprego recua na Bahia no 1º trimestre de 2025 em relação ao ano anterior, aponta IBGE
Em Salvador, o índice atingiu 9,2%
A taxa de desocupação na Bahia registrou queda no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (16). Em Salvador, o índice foi ainda mais baixo, atingindo 9,2%, enquanto na Região Metropolitana ficou em 9,8%.
Apesar do aumento de 8,3% no número de desempregados e da retração de 2,4% no total de pessoas ocupadas em relação ao quarto trimestre de 2024, os dados mostram melhora significativa em relação ao início do ano passado. O IBGE atribui essa oscilação à sazonalidade do mercado de trabalho, marcada pelo encerramento de contratos temporários após as festas de fim de ano e pela retomada da busca por emprego por quem havia se afastado do mercado no final de 2024.
📱 FEIRA DE SANTANA NOTÍCIAS 24H: Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Outro destaque do levantamento é o crescimento dos trabalhadores por conta própria na Bahia. No primeiro trimestre, esse grupo somava 1,726 milhão de pessoas — alta de 1,5% frente ao trimestre anterior. A maior parte desses trabalhadores atua na informalidade: 86,7% não têm registro no CNPJ. Esse segmento cresceu 3,7% no período, o equivalente a mais 54 mil pessoas.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.