Feira sedia evento que valoriza a agricultura familiar e a sustentabilidade
A iniciativa reuniu agricultores, estudantes, técnicos, representantes do governo e instituições de fomento
Entre Quinta (23) e sexta-feira (24) , o Centro de Convenções de Feira de Santana sediará a segunda edição da Feira de Agricultura Familiar, evento gratuito, organizado pela Central Única das Favelas (Cufa), em parceria com outras instituições.
A iniciativa reuniu agricultores, estudantes, técnicos, representantes do governo e instituições de fomento para discutir temas como sustentabilidade, manejo animal, ciência e tecnologia no campo. A programação conta com palestras, oficinas, feira gastronômica e atividades de capacitação.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O presidente da CUFA, Evaldo Alves, destacou que o encontro é uma oportunidade de aprendizado e integração. "Teremos palestras sobre manejo de animais, sustentabilidade e tecnologia no campo, além de oficinas e uma feira com produtos típicos da zona rural, como beiju, tapioca, bolos, cocadas e mel - tudo produzido por agricultores familiares", afirmou.
Entre os parceiros estão o Banco do Nordeste, o Senar, o FIEB, o Sebrae e a Embrapa, que apoia o evento com análises de solo e assessoria técnica. Evaldo ressaltou a importância da regularização dos produtos para ampliar o mercado. "Muitos produtores ainda não têm selo sanitário. Por isso, trouxemos uma startup especializada em certificações para ajudar na inserção no mercado formal", explicou.
NÚMEROS
Evaldo Alves lembrou que a Bahia é o estado com o maior número de agricultores familiares do país e que é preciso fortalecer a comercialização. "Produzimos muito, mas precisamos garantir que esses produtos cheguem aos mercados, hotéis e atacadistas", afirmou
Representando a Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), Assis Pinheiro Filho destacou o compromisso do governo com o setor. "O Estado tem trabalhado para fortalecer a agricultura familiar e o agronegócio. Hoje somos o segundo maior produtor de algodão do país e tivemos um aumento de 20% na produção de grãos em relação ao ano passado"
Segundo ele, programas de capacitação e formalização estão sendo desenvolvidos em parceria com a SDR, o Senar, o Sebrae e a BahiaTer, para transformar os agricultores em empreendedores do agronegócio. O consultor do Senar Bahia, Carlos Melo Filho, abordou o tema "Sustentabilidade no campo e na cidade", destacando a necessidade de práticas mais conscientes. "A maior dificuldade é romper com o imediatismo e adotar métodos menos agressivos ao meio ambiente.
O agrotóxico pode ser um inimigo quando mal MÁRIO SEPÚLVEDA utilizado, e o Senar atua justamente na orientação técnica para evitar isso", pontuou. O médico veterinário Ivo Emanuel Mascarenhas Freitas, da Unifax, enfatizou o papel do bem-estar animal na produtividade. "Um animal estressado ou mal cuidado produz menos leite, ovos ou carne. Cuidar do bem-estar é cuidar da rentabilidade do produtor", afirmou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.