Foto de crianças feirenses vence concurso nacional e estará em livro infantil

GeralDestaque

Foto de crianças feirenses vence concurso nacional e estará em livro infantil

'Brincar na Rua', da carioca Magna Domingues, fala da importância de brincar na infância 

Através de um concurso fotográfico nacional, quatro fotos foram selecionadas para ilustrar a publicação | Crédito: Acervo pessoal

Em um rápido exercício de memória, a maioria das pessoas relaciona a infância com brincadeiras, sobretudo as de rua, aquela liberdade de correr, pedalar, jogar bola. Sempre alguém irá lembrar do brincar junto com a turma de amigos e também como era difícil acabar com a brincadeira e voltar para casa. Mas não é que a brincadeira de rua além de divertir é também coisa séria, que rendeu até um livro sobre a importância da amizade, brincadeira e infância.

Da escritora carioca, Magna Domingues, o livro infantil 'Brincar na Rua' traz um pedaço da diversidade de Feira de Santana nas páginas da publicação. É que através de um concurso fotográfico nacional, quatro fotos foram selecionadas para ilustrar a publicação. Uma delas é de uma 'turminha' feirense. Sophia, Alisson, Alan, Levi, Iasmin, Roberto e Thiago posaram para uma foto bem natural, na rua de casa mesmo e foram parar no livro que irá rodar o Brasil.

"Quando eu recebi essa foto, berrei: 'gente, eu escrevi essa cena'! Tem um trecho do livro que, antes de ser ilustrado, eu imaginava ser exatamente assim.... Foi tão lindo receber esse registro, que era impossível não selecionar a foto para ficar eternizada em nossa obra", comentou Domingues sobre a fotografia.

Silvana Miranda, mãe da pequena Sophia, de 11 anos, comentou sobre o registro. "É uma foto simples, mas rica em diversidade, o tema também nos remete a uma prática importante e prazerosa, mas infelizmente cada dia banida da nossa sociedade por conta da violência. Mesmo com estas dificuldades, nós pais das crianças fazemos uma espécie de revezamento, monitorando para que eles continuem a brincar", disse.

O incentivo ao brincar é tão importante que desde 1998 no dia 28 de maio é celebrado o Dia do Brincar, que aliás tem uma semana reservada de comemorações. A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Em Feira de Santana, por exemplo, as atividades o Dia do Brincar foram levadas as escolas da rede municipal, na sétima edição em que a data é lembrada no município.

A proposta com relação a data é que qualquer pessoa, coletivo ou organização possa criar e colocar em prática atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores. Isso pode acontecer em espaços como praças e parques públicos, escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, centros culturais e teatros municipais, universidades públicas, dentre outros.

A importância do brincar permite avaliar três aspectos: o desenvolvimento integral (ao brincar, a criança mobiliza múltiplos sentidos), infância plena (possibilita a construção de vínculos sociais e o compartilhamento de saberes e descobertas) e a cultura da infância (as crianças constroem simbolicamente seus mundos na interação com os adultos).

 

Comentários: 1

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visitante - silvana santana em Segunda, 20 Junho 2022 11:01

Que reportagem linda!!!! tema muito importante, parabéns crianças!!

Que reportagem linda!!!! tema muito importante, parabéns crianças!!
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/