LBV e cooperativas de reciclagem debatem desenvolvimento sustentável

GeralFeira de Santana

LBV e cooperativas de reciclagem debatem desenvolvimento sustentável

A iniciativa nasce a partir das demandas socioambientais 

Crédito: Divulgação
O mundo está em déficit de recursos naturais, o que temos atualmente está cada vez mais escasso e não é mais suficiente para suprir o consumo da humanidade. Em 2019, o limite foi atingido ainda mais cedo do que em anos anteriores, segundo cálculo realizado pela organização Global Footprint Network. Entrar nesse "cheque especial" dos recursos naturais, trouxe consequências muito graves para o nosso planeta.

A água potável escassa, erosão do solo, secas, inundações, incêndios florestais, furacões, que resultam na perda de safras, consequentemente na alta nos preços dos alimentos, realidade que convida a sociedade à ações urgentes de sustentabilidade, que freiem o consumo, e também cuidem dos recursos naturais. Por esse motivo, a Legião da Boa Vontade (LBV) vai realizar nos dias 10 e 11 um Percurso Formativo junto a organizações da sociedade civil - em sua maioria, cooperativas de catadores de resíduos recicláveis - atendidas pela Instituição, em Feira de Santana, abordando o tema "Sustentabilidade e Solidariedade: um diálogo necessário". Em Santo Antônio de Jesus, o evento acontece nesta segunda-feira (8) e terça-feira (9).

A iniciativa nasce a partir das demandas socioambientais identificadas pelas representações das Organizações e integra o repertório de ações formativas desenvolvidas pelo Programa de Assessoramento e de Defesa e Garantia de Direitos - Rede Sociedade Solidária, da LBV. Nessa primeira edição, o encontro visa abrir espaço para reflexões necessárias acerca da relação com o meio ambiente, apontando caminhos para consolidação de uma cultura efetiva de sustentabilidade, investindo continuamente em valores como solidariedade e Amor ao próximo, usando-os como ferramentas auxiliadoras na construção de um mundo melhor.

As experiências bem-sucedidas de trabalhos coletivos já adquiridas pelas organizações serão partilhadas, afim de que novos aprendizados surjam e nos possibilitem enxergar além dos limites impostos pela escassez. O encontro é um convite a trocas de saberes sobre como devemos e podemos cuidar melhor da nossa casa - o planeta Terra. O Evento contará com limite de 50 pessoas, obedecendo todos os protocolos de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) vigentes.

10 e 11 de novembro - Feira de Santana, com representantes da equipe técnica e catadores filiados à Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e municípios vizinhos (ARTEMARES), representantes do Coletivo de Costureiras, representantes do Coletivo Evangeliza Feira, representante do Coletivo Habitat do Sertão, representantes da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC), representantes da equipe profissional da Legião da Boa Vontade (LBV) e pessoas interessadas. Local: Associação Shalom Adonai - Rua Antônio de Carvalho, nº 130 - Bairro do Campo Limpo. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 20 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/