Morre, aos 91, Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética

InternacionalSaiba mais

Morre, aos 91, Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética

Ele comandou a extinta União Soviética de 1988 a 1991

Crédito: Divulgação

O ex-presidente da extinta União Soviética (URSS), Mikhail Gorbachev, morreu nesta terça-feira (30). As informações são da imprensa russa. De acordo com um comunicado divulgado pelo Hospital Clínico Central da Academia Russa de Ciências, ele passava por uma "doença grave e prolongada".

Gorbachev, que comandou o Kremlin de 1988 a 1991, foi o oitavo e último líder soviético antes da dissolução do Estado socialista, em 25 de dezembro de 1991.

Ele nasceu em março de 1931 em Privolnoye, na Rússia, e ficou conhecido pela origem humilde. Filho de camponeses, Gorbachev costumava brigar por reformas. Como presidente, aplicou dois planos de reforma na URSS: a Perestroika (reestruturação) e a Glasnost (transparência).

Sua era ficou famosa pela política moderada e abertura social, política e econômica da então URSS.

Nos países ocidentais, Gorbachev é relacionado diretamente ao fim da Guerra Fria e da disputa entre os blocos capitalista (liderado pelos Estados Unidos) e comunista (liderado pela URSS). Na Rússia, porém, o antigo líder é comumente associado a reformas que causaram o colapso soviético.

Nobel da Paz

Com a reorganização que incluiu um novo Congresso, a União Soviética teve em 1989 as primeiras eleições desde 1917. Gorbachev foi eleito presidente e tomou posse em 1990, ano da queda do muro de Berlim.

No mesmo ano, recebeu o Novel da Paz por "seu papel no processo de paz que hoje caracteriza partes importantes da comunidade internacional", segundo disse a entidade na ocasião. Ele presidia a Fundação Gorbachev, dedicada a programas de caridade e à educação. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/