Banco Mundial: guerra na Ucrânia pode levar mundo para recessão

InternacionalEconomia global

Banco Mundial: guerra na Ucrânia pode levar mundo para recessão

Há falta de alimentos e fertilizantes e aumentar oferta de suprimentos em países será importante
Crédito: Divulgação

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, afirmou nesta quinta-feira (25), que a guerra na Ucrânia pode levar o mundo para uma recessão, levando em conta especialmente as altas nos preços de energia e alimentos. Em evento da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, o dirigente apontou: "Ao olharmos para o PIB global... é difícil agora ver como evitamos uma recessão".

"O panorama da economia global é muito desafiador, incluindo para economias desenvolvidas, mas especialmente em países em desenvolvimento", afirmou Malpass. De acordo com o dirigente, Ucrânia e Rússia deverão enfrentar contrações, enquanto EUA, Europa e China devem ter seu crescimento desacelerado.

Segundo ele, há falta de alimentos e fertilizantes e aumentar oferta de suprimentos em países além da Rússia será importante. "Infelizmente, até o momento não houve muitos avanços nesta área. Se governos anunciarem que irão aumentar oferta, isso afetaria as expectativas de inflação".

Além disso, na visão do dirigente, os lockdowns na China para tentar conter foram negativos para a economia global, uma vez que também interferiram nas cadeias de suprimento.

Na visão de Malpass, políticas fiscais e monetárias também podem ajudar no controle da inflação. "Alguns dos principais bancos centrais mudaram sua política", afirmou o dirigente, apontando que o sistema de governança global hoje possui mais condições de realizar suas ações. "Bancos centrais devem usar todas as suas ferramentas para derrubar a inflação", concluiu. Pelo lado fiscal, ele indicou que é necessário tentar fazer com que a demanda seja desestimulada. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/