Israel ataca única saída por terra que Brasil planejava usar para resgatar brasileiros

InternacionalConflito no Oriente Médio

Israel ataca única saída por terra que Brasil planejava usar para resgatar brasileiros

 Cidade de Rafah fica na fronteira com o Egito

Crédito: Reprodução de vídeo

A única passagem para fora da Faixa de Gaza, em Rafah, que faz fronteira com o norte do Egito e que o Brasil planejava usar a saída para retirar brasileiros da região, foi atacada por Israel, nesta terça-feira (10).

Os israelenses bloquearam as fronteiras com Gaza após o início de um conflito com o grupo Hamas no sábado (7). Segundo as autoridades, 2,3 mil pessoas já morreram nos ataques deferidos por ambos os lados.

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, disse na terça-feira que a escalada em Gaza era "altamente perigosa" e que o Egito estava pressionando com os parceiros regionais e internacionais por uma solução negociada para a violência.

Segundo ele, o país não permitirá que a questão seja resolvida "às custas de outros". Esta foi uma aparente referência ao risco de que parte dos 2,3 milhões de residentes de Gaza tentem fugir para o Egito.

Há anos, a passagem de pessoas e bens é estritamente controlada sob um bloqueio a Gaza imposto pelo Egito e por Israel.

Na segunda-feira (9), cerca de 800 pessoas deixaram Gaza por Rafah e cerca de 500 pessoas entraram, embora a passagem estivesse fechada para a circulação de mercadorias, afirmou o escritório humanitário das Nações Unidas.

Retirada de brasileiros – O Egito está discutindo com os EUA e outros países o fornecimento de ajuda humanitária por meio da fronteira com a Faixa de Gaza. No entanto, as autoridades egípcias rejeitam a ideia de criar corredores seguros para passagem de refugiados, segundo informações apuradas pela Reuters.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 05 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/